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Sicoob é destaque na inclusão de pessoas com deficiência, segundo pesquisa Integridade ESG
O
Sicoob alcançou a quarta posição no relatório das 50 empresas líderes
em PcD do portal Integridade ESG, realizado em parceria com o Insight
Lab. O estudo listou as companhias com as melhores reputações e práticas
voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, um
reconhecimento significativo para a instituição financeira cooperativa,
pois reforça o compromisso com a diversidade e a responsabilidade
social.
"Sentimo-nos
orgulhosos e ficamos muito felizes em sermos reconhecidos entre as
quatro melhores empresas do Brasil na valorização de PcD, o que torna
mais visível a nossa atuação humanitária”, comemora Ênio Meinen, diretor
de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do
Sicoob. No âmbito do Programa Incentivo Sicoob para o Desenvolvimento
Sustentável, a instituição patrocina, por meio de leis de incentivo,
projetos que se alinham aos valores e princípios cooperativistas,
promovendo a inclusão e o protagonismo de pessoas com deficiência.
Exemplo
concreto desse investimento social é o suporte a 36 instituições da
APAE, que já receberam um total de R$ 2,3 milhões por intermédio do
Fundo de Investimento Social (FIS). Essas iniciativas impactaram
diretamente a vida de mais de 19 mil pessoas, somando 104 ações que
promovem a inclusão e o desenvolvimento.
Levantamento
O estudo analisou milhares de informações públicas divulgadas entre 2019 e 2024 e identificou
as 50 empresas brasileiras mais notáveis em ações e programas de
inclusão. Este trabalho ganha especial relevância ao considerar que,
segundo o IBGE (2023), o Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com algum
tipo de deficiência, representando 8,9% da população.
A metodologia utilizou ferramentas de inteligência artificial para analisar e cruzar vasta quantidade de dados públicos de mídias, redes sociais e relatórios corporativos. O Sicoob foi especificamente destacado por seus projetos sociais e eventos esportivos inclusivos, que demonstram compromisso sólido com a causa. O relatório reforça iniciativas que abrangem desde o recrutamento até a oferta de produtos e serviços adaptados, valorizando não só as marcas, mas também a agenda de diversidade nas empresas brasileiras.
Por Fabíola Souza