
Foto: Camila Souza/GovBa/Arquivo O Candeeiro
Começa o calendário de licenciamento anual no estado da Bahia
No dia 30 de julho começa o calendário de pagamento do Licenciamento anual 2025 no estado da Bahia, e os motoristas precisam se atentar aos prazos para não comprometer a regularização de seus veículos. Um levantamento realizado pela Unicamp/Estat, com base em dados registrados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, revelou que mais de 197 mil veículos foram removidos das ruas brasileiras por estarem com o licenciamento irregular.
Assim como nos anos anteriores, o cronograma do licenciamento segue o número final da placa, e o descuido com essa obrigação pode trazer consequências financeiras, legais e até mesmo impedir a circulação do automóvel.
Mais do que uma simples taxa anual, o licenciamento é um documento que autoriza o veículo a trafegar dentro da lei. Ele permite a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento indispensável para comprovar que o automóvel atende às exigências legais no Brasil.
Sem ele, o motorista pode ser surpreendido com penalidades, como multa de R$ 293,47, registo de sete pontos na CNH e até apreensão do veículo. A infração, considerada gravíssima pelo CTB também impacta diretamente a pontuação do condutor, podendo acelerar o risco de suspensão da carteira de habilitação.
Para evitar esse tipo de transtorno, soluções digitais como o SuperApp do Sem Parar e o aplicativo da Zapay surgem como alternativas práticas e seguras para os proprietários de veículos que desejam quitar o licenciamento de forma rápida. Por meio das plataformas, é possível consultar débitos veiculares, parcelar o tributo em até 12 vezes no cartão de crédito e realizar o pagamento tudo 100% online.
Manter o licenciamento em dia também evita outras dores de cabeça, já que o não pagamento impede a emissão do CRLV. Além disso, ter pendências pode interferir na venda do veículo ou em processos de financiamento.
Por Carolina Palhares