
A oferta de novas soluções ferroviárias para o transporte de passageiros é uma das ações de desenvolvimento regional planejadas pela Sudene. Foto: Depositphotos.
Sudene planeja novas soluções ferroviárias para ampliar competitividade comercial e melhorar mobilidade no Nordeste
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) irá viabilizar dois estudos para a implantação ou revitalização de trechos ferroviários em Pernambuco. As análises integram o esforço do Governo Federal para fortalecer a malha logística da Região e impulsionar a competitividade dos arranjos produtivos locais. O anúncio foi feito pelo superintendente Danilo Cabral nesta terça (22). A autarquia vai contar com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na estruturação dos levantamentos.
Um
dos projetos vai analisar a viabilidade de estruturação de um trecho
ferroviário entre os municípios pernambucanos de Petrolina e Salgueiro,
com aproximadamente 250 km. A ideia é verificar soluções para estruturar
este equipamento e facilitar o escoamento de cargas, fortalecendo
especialmente a logística da fruticultura irrigada do Vale do São
Francisco ao conectar a produção com a Transnordestina, facilitando o
acesso aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).
O
equipamento reforçaria Petrolina como ponto hidroferroviário, dada sua
localização às margens do Rio São Francisco, com mais de 1.300 km
navegáveis. Já Salgueiro é um entreposto logístico relevante por estar
no entroncamento das BRs 232 e 116, além de ser um dos pontos de
encontro de trechos da própria Transnordestina.
A
integração entre os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário pode
gerar ganhos expressivos para a economia nordestina, de acordo com o
superintendente da Sudene, Danilo Cabral. “Este movimento da Sudene está
integrado a uma política do presidente Lula de requalificar a malha
ferroviária brasileira, especialmente a nordestina, fortalecendo a
competitividade da Região. Estamos olhando para todos os modais. Do
ponto de vista logístico, estima-se que o transporte de cargas
ferroviário reduz em 40% o custo do transporte quando comparado ao
rodoviário. Ao conectar Petrolina a Salgueiro, aumentamos o potencial de
integrar os arranjos produtivos a novos mercados inclusive
internacionais”, afirmou o gestor.
O
outro levantamento, por sua vez, irá avaliar a possibilidade de
reativação de um novo trecho ferroviário de transporte de passageiros
entre a capital Recife e Caruaru, cidade do Agreste pernambucano. A
extensão estimada é de 120 km. A proposta é analisar cenários de
aproveitamento da estrutura remanescente existente e identificar se é
viável sua recuperação ou se será necessário construir um novo
equipamento. A próxima etapa, após a conclusão desse levantamento
inicial, será a avaliação da viabilidade técnica e ambiental do projeto.
De acordo com Danilo Cabral, a proposta resgata uma vocação histórica e atende a demandas contemporâneas de mobilidade e desenvolvimento regional. “É uma iniciativa para qualificar o transporte de passageiros entre estas cidades, que historicamente já foi pensado no final do século 19. É uma ação importante por envolver o polo têxtil, de confecções, além de contribuir significativamente do ponto de vista do turismo e melhorar a mobilidade da BR-232”, destacou.
A
articulação da Sudene converge com as ações do Governo Federal para
expandir o transporte ferroviário de passageiros. Trechos interligando
os municípios de Salvador - Feira de Santana, na Bahia; Fortaleza -
Sobral, em solo cearense, e São Luís - Itapecuru Mirim, este no
Maranhão, são alguns dos equipamentos ferroviários no Nordeste em
planejamento pelo Ministério dos Transportes através da Infra S.A.
A
formalização junto à universidade deve ocorrer nas próximas semanas.
Estima-se que os estudos devam ser apresentados no primeiro trimestre de
2026.
Fonte: Sudene