Foto: Divulgação
Comunidade do HUPES escolhe gestão que conduzirá os próximos quatro anos
A Chapa 2 “O HUPES em ritmo de avanço”, integrada pelo professor José Valber Lima Meneses e pela enfermeira Carolina Calixto de Souza Fontes, busca a reeleição após quase quatro anos de gestão no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (COM-HUPES). A comunidade do hospital, composta por TAEs (Técnicos-Administrativos em Educação), docentes e discentes, participa da consulta nos dias 10 e 11 de dezembro, quando será escolhida a indicação para a Direção/Superintendência do período 2026–2030.
“O HUPES precisa continuar neste processo de avanço, na busca permanente da excelência nos serviços prestados ao SUS e na formação dos profissionais de saúde”, afirma o professor José Valber, atual superintendente do Complexo. Segundo ele, a chapa representa a defesa da continuidade de um projeto que já consolidou melhorias administrativas, estruturais e assistenciais no hospital universitário.
Reconhecido como um dos principais espaços de formação, assistência, pesquisa e extensão da UFBA e do SUS, o Complexo passou a ter sua administração e gestão financeira plenamente conduzidas pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) a partir de 2019, após contrato firmado em 2013. Do mesmo modo que na escolha dos dirigentes das unidades acadêmicas da universidade, a comunidade que atua no hospital participa de um processo democrático de consulta, cujo resultado orienta a indicação da direção a ser nomeada pela empresa pública.
Ao longo dos últimos anos, a atual gestão tem liderado um processo de modernização e reorganização do Complexo, com avanços em diversas áreas, como qualificação da assistência, aprimoramento de rotinas, ampliação de serviços e melhoria dos fluxos internos. A chapa destaca que a meta é consolidar as mudanças já iniciadas, preservando o ritmo de desenvolvimento institucional e elevando a qualidade do cuidado oferecido à população.
A votação será realizada presencialmente nos dias 10 e 11 de dezembro, com apuração prevista para o dia 11, a partir das 20h. A comunidade do COM-HUPES terá a responsabilidade de definir o projeto de gestão que deverá conduzir o hospital universitário pelos próximos quatro anos.
Por Bárbara Maria Portela
