Foto: Silvonei Filho
Vitrolab retorna à Casa da Mãe com show dedicado à obra de Caetano
Com arranjos que combinam reverência, releitura e reinvenção sonora, a banda Vitrolab retorna à Casa da Mãe, no Rio Vermelho, no dia 12 de dezembro (sexta-feira), às 20h, para o último show do ano “Vitrolab Canta Caetano”. Os irmãos Guga Barbosa e Marcelo Costa levarão ao palco uma apresentação que imprime uma linguagem moderna aos clássicos de Caetano Veloso e propõe um mergulho contemporâneo na baianidade e na obra do artista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Em 2025, o show aportou na Casa da Mãe, onde criou raízes e conexão real com o público em apresentações sempre lotadas e vibrantes. O repertório do show reúne clássicos como Odara, Cajuína, O Quereres, Tropicália, Eu Sou Neguinha, Reconvexo, Qualquer Coisa, A Luz de Tieta, It’s a Long Way e Beleza Pura, com novos arranjos que preservam a força melódica de Caetano, mas revelam novas camadas de intensidade.
Guitarras distorcidas, beats eletrônicos, e atmosferas psicodélicas constroem uma leitura moderna e vibrante, conectando a delicadeza da obra original ao universo estético da Vitrolab. O resultado é uma travessia entre passado e presente, poesia, letra e dança capaz de aproximar diferentes gerações do repertório caetânico.
“Encerramos a temporada 2025 do” Vitrolab Canta Caetano” na Casa da Mãe após um ano de apresentações que criaram raízes e estabeleceram uma conexão muito verdadeira com o público. O dia 12 de dezembro, às 21h, marca esse último encontro da temporada, que chega como um fechamento especial para tudo o que construímos ao longo do ano”, destaca o músico Marcelo Costa.
Estreado em 2024 no Teatro Castro Alves, com casa cheia e forte repercussão, o espetáculo amplia o diálogo entre Caetano Veloso e novas plateias. A proposta reforça a obra do compositor como referência estética e expande seus sentidos por meio da linguagem contemporânea da Vitrolab, aproximando o público jovem de um repertório atemporal e conectando diferentes gerações.
A potência da obra de Caetano, marcada por poesia rica e provocadora, também transcende o entretenimento ao oferecer chaves simbólicas e discursivas para enfrentar desafios contemporâneos, como desinformação, desigualdade e discriminação, com sensibilidade e inteligência.
Com 10 anos de carreira e três discos lançados, a Vitrolab construiu uma trajetória marcada pela experimentação e pela presença em grandes palcos. O duo já passou por festivais como COMA, DoSol e TUM, além de realizar turnê pela Europa, incluindo os Festivais MIMO e Favela Cult, e apresentação na Casa da Música, no Porto, em Portugal. Vencedora do Festival da Educadora FM em 2018, a banda viralizou com sua versão de “Odara”, que ultrapassou 300 mil plays e inaugurou um “lado C” dedicado a Caetano. Com uma estética que mistura rock, groove, psicodelia, ritmos afro-baianos e lírica urbana, a Vitrolab se firmou como uma das vozes mais inventivas da nova música baiana. “Vitrolab Canta Caetano” consolida essa trajetória ao traduzir a obra do poeta baiano para a linguagem sonora contemporânea.
SERVIÇO
Vitrolab canta Caetano
Quando: 12 de dezembro,
Horário: A partir das 20h
Onde: Casa da Mãe – Rio Vermelho, Salvador
Ingressos: Sympla
Observação: Sujeito à lotação da casa.
