Foto: Divulgação
Cartunista Cau Gomez lança primeiro livro autoral no Brasil e celebra luta por Direitos Humanos
No próximo dia 10 de dezembro (quarta-feira), o mundo celebrará o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma data de reflexão e luta em todas as vertentes. Uma delas é a arte. E com esse intuito o cartunista, caricaturista e ilustrador Cau Gomez, um dos artistas visuais mais respeitados e premiados de sua geração, lança pela primeira vez no Brasil seu primeiro livro autoral de humor gráfico, “Sorria, você está sendo… - Cartuns nada cordiais sobre racismo e outros absurdos”. O lançamento será na Casa Rosa (Rio Vermelho), às 19h, aberto ao público.
“Sorria, você está sendo… - Cartuns nada cordiais sobre racismo e outros absurdos” é uma obra composta por cartuns, charges e ilustrações autorais que abordam de forma crítica e sensível os temas do racismo e da violência na sociedade, buscando provocar reflexão, promover diálogo e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária - pauta de toda trajetória artística de Cau Gomez.
A escolha deste dia não é casual e reforça o caráter simbólico da obra. É uma oportunidade de reafirmar, por meio da arte, o compromisso coletivo com a luta contra todas as formas de discriminação e opressão.
São 100 páginas com muitos de seus renomados desenhos, uns raros, outros premiados, que estarão reunidos em uma obra há muito desejada pelo artista e trabalhada com esmero e afinco para este lançamento. Dentre os desenhos, estão o vencedor do World Cartoon Festival – Silencing the Guns in Africa, recebido em 1º lugar no Quênia em 2021. A arte - “A Cegueira das Armas” - tem como tema o uso de armas por crianças, cooptadas pelo crime e terrorismo. Outro desenho que integra o livro e que diz muito sobre a luta por Direitos Humanos no mundo, é a charge “A Cultura do Estupro”, ganhadora do 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2024.
“Embora o lançamento tenha demorado, creio que o momento seja oportuno. Com uma perspectiva amadurecida, abordo temas como racismo, violência de gênero e racismo ambiental, todas realidades que acompanho e me impactam. O livro também reflete sobre o feminicídio, o preconceito e a injúria racial, presentes em nossa sociedade. As imagens de humor gráfico funcionam como um espelho, refletindo uma realidade distorcida com o objetivo de provocar reflexão e discussão”, afirma Cau Gomez, sempre marcando seu trabalho com irreverência e resistência.
Na Casa Rosa, o evento de lançamento terá bate-papo com o autor e participação do também artista visual, William Silva Souza, conhecido artisticamente como Urbano, cria do bairro da Sussuarana. Sua trajetória de mais de 10 anos na arte atravessa a tatuagem, o graffiti, a pintura e o caligraffiti, marcada pela autenticidade e pela busca consciente por identidade e autoconhecimento. Ambos falarão de suas trajetórias transversalizadas pela luta igualitária, e pelo combate às opressões.
No dia, por ocasião das celebrações de cinco anos da Casa Rosa, Cau doará ao espaço um cartum exclusivo. O livro, “Sorria, você está sendo… - Cartuns nada cordiais sobre racismo e outros absurdos” será vendido no lançamento.
O Artista – Cau Gomez
Cláudio Antônio Gomes, Cau Gomez, mineiro de Belo Horizonte, atua há quase quatro décadas como artista gráfico e visual, caricaturista e ilustrador com contribuições em alguns dos principais veículos de comunicação do país - dentre eles os jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Hoje em Dia e A Tarde, além das revistas Bundas, Palavra, Playboy, Gráfica Magazine, e outras publicações.
Radicado na Bahia, recebeu em 2009 o título de Cidadão Honorário de Salvador, em reconhecimento a sua atuação no jornalismo baiano. Atualmente, é aluno do Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA), publica charges e ilustrações no jornal A Tarde e na revista Courrier International (França), além de manter um ateliê/estúdio próprio no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Ao longo da carreira, conquistou mais de 65 premiações em festivais e salões de humor no Brasil e no exterior. Entre as mais recentes estão a 1ª Bienal Internacional de Humor Político (Cuba/2024), Porto Cartoon World Festival (Portugal/20210), 31ª Bienal Internacional de Humorismo de Tolentino (Itália/2021).
É coautor e ilustrador do livro “Pastinha, o Menino que Virou Mestre de Capoeira” (Editora Solisluna), finalista do Prêmio Jabuti em 2012 e relançado em 2025. Também ilustrou os livros “O Dia em que os Gatos Aprenderam a Tocar Jazz” (2012), “Dias de Tempestade” (2013), “E Eu, Só uma Pedra” (2016) e “ATCHIM” (2019), todos pela Editora CEPE (Pernambuco). Gau Gomez já participou de diversas exposições e júris, incluindo a curadoria do 8º RIDEP (Rencontres Internationales du Dessin de Presse — França, 2007).
Em 2017, na cidade do Porto (Portugal), realizou uma exposição individual no Museu Nacional da Imprensa (MNI), com mais de 100 trabalhos originais. No mesmo período, tornou-se o primeiro cartunista convidado a ministrar palestras e oficinas, durante dois meses, no projeto de Residência Artística da Casa Wolinski/PortoCartoon, espaço dedicado ao resgate e à difusão do cartum e das artes gráficas.
Em 2020, participou do Cartoon Xira 2019, evento anual de humor gráfico português que, além de reunir os principais cartunistas do país, marcou a abertura de sua exposição individual e o lançamento de seu primeiro livro de cartuns e caricaturas: Cau Gomez – Desenhos à Flor da Pele, uma coletânea cronológica com mais de 100 trabalhos inéditos e prints de produção artística e gráfica autoral no humor gráfico e editorial, no Brasil e no exterior
Em 2023, realizou a exposição individual comemorativa A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 Anos de Bahia, acompanhada de um livro-coletânea de ilustrações, cartuns e caricaturas, na Galeria Arcos da Caixa Cultural, em Salvador.
Em 2024, criou, desenhou e produziu, em parceria com o animador Marcos Alemar, quatro vídeos de animação musicada infantojuvenis para o projeto OBÁ, OBÁ – Raízes Africanas, a convite da Escola Percussiva Pracatum. Ainda em 2024, ilustrou e fez a concept art do álbum O Mundo dá Voltas, da banda BaianaSystem, reconhecido internacionalmente com o Grammy Latino 2025 de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.
SERVIÇO
O que: Cartunista Cau Gomez lança primeiro livro autoral no Brasil
Quando: 10 de dezembro (quarta-feira), 19h
Onde: Casa Rosa (Praça Colombo, nº 106 – Rio Vermelho)
Aberto ao público
Valor do livro no evento: R$99
