Foto: Divulgação
Festival Afrofuturismo: fundador da TVA em Cabo Verde, Saulo Montrond e o CEO da AfricanDev, Marcos Jamir, comandam keynote internacional neste sábado, 6
Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro (sexta e sábado), o Festival Afrofuturismo toma conta do Centro Histórico de Salvador, trazendo uma programação completa com oficinas, talks, painéis, rodas de conversa e participação de palestrantes nacionais e internacionais. As atividades acontecem simultaneamente a partir das 10h na Casa Vale do Dendê e nos Largos Tereza Batista, Quincas Berro D'água e Pedro Arcanjo. Para participar, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do Sympla.
O primeiro dia do Festival Afrofuturismo Ano VII (5) começa cedo, com um roteiro cheio de novidades e grandes nomes. Na sexta-feira, às 11h20, o estilista baiano Cleidson Marques, fundador da CMBrand, conduz o ‘Talk Especial’, abordando a moda afrocentrada produzida no subúrbio de Salvador, que através do Programa Creation Brasil, projetou sua marca internacionalmente.
Nascido no Alto do Cabrito, o stylist projetou novas conexões logo após vencer a primeira edição do Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda, realizado pela Vale do Dendê em parceria com a Embaixada da França no Brasil. Após a imersão, o diretor criativo, figurinista e pesquisador da moda ‘street style’ retorna da viagem à Paris para contar sua experiência internacional e detalhar os novos ‘insights’ acerca do mundo fashion.
“Eu estou muito ansioso e feliz para mostrar tudo que aconteceu na viagem, no primeiro dia do Festival; contando tudo sobre as experiências que eu tive esses dias em Paris. Eu espero todos para celebrarmos os ‘Ancestrais do Futuro’ e comemorar esse evento lindo”, convida Cleidson.
Passado a manhã de talks, o circuito oficial de painéis segue com a expertise da executiva tech, professora, autora e designer de futuros, Grazi Mendes. Às 14h, a homenageada desta edição compartilhará com o público toda a narrativa descrita no livro ‘Ancestrais do Futuro - Qual a Mudança que seu Movimento Alcança?’ (2024) – tema que deu origem a esta edição do Festival, na Casa Vale do Dendê.
Somando duas décadas de experiência no mercado de tecnologia, Grazi é reconhecida pela MIPAD/ONU como uma das 100 futuristas afrodescendentes mais influentes do mundo. Provocando lideranças a repensarem legados e o impacto de suas decisões, a fellow do Columbia Women’s Leadership Program se destacou por articular pensamento crítico, imaginação radical e compromisso com transformação social.
“É um festival que eu amo. E esse ano tem uma camada ainda mais especial: o festival será em homenagem ao meu livro ‘Ancestrais do Futuro’. Então eu tô super emocionada, muito feliz, por essa homenagem, esse carinho”, comenta Grazi.
Outro destaque da sexta-feira (5) fica por conta da estilista Mônica Anjos, reconhecida por vestir Milton Nascimento, Vanessa da Mata e outras personalidades da cena nacional. Premiada com o Troféu Mama África, ela participará do painel “Moda: Ancestralidade e Futuro”, às 15h30, ao lado de Isa Silva, criadora da marca Acredite no seu Axé e celebrada por levar moda inclusiva e identitária para as passarelas da São Paulo Fashion Week (SPFW), em um painel mediado pela jornalista baiana Meire Oliveira.
Estilista baiana, radicada no mercado de moda paulistano, Isa Silva traz um apelo à essência da cultura brasileira. Inspirada na visão e vivência afro e indígenas, a empresária, influencer de moda, consultora e palestrante imprime ao DNA da sua marca seu próprio nome e legado. Em sua trajetória, a profissional já foi citada pela autoridade global WGNS, além de collabs junto ao grupo Alpargatas da Havaianas e Magazine Luiza, e da coleção Sete Ervas com peças de decoração desenvolvidas exclusivamente para a Tok & StoK.
-
Programação de Talks e Palestras no dia 6 de dezembro, sábado
O sábado, 6, começa com painéis que exploram temas centrais para o futuro. Após passagens de Danielle Pires, Diosmar Filho, Ricardo Silva, Zamba e Filipe Aragão (Punk Hazard) a programação do Festival Afrofuturismo retorna às 14h, com o painel “Empreendedorismo, Inovação e Saberes Ancestrais”; que conecta práticas culturais à novos modelos de negócios, na expertise de Everton Machado e Nai Oliveira – direto da Largo Tereza Batista.
Mais um destaque do segundo dia de Festival, o pesquisador, produtor cultural e ator Everton Machado conduz uma série de diálogos sobre memória, identidade e caminhos inovadores para o futuro da cultura negra. O artista já brilhou em novelas, cinema e teatro, incluindo o remake de Gabriela (Globo), Carnaval (Netflix) e a produção ‘Café, Pepi e Limão’, pelo qual foi indicado ao LABRFF 2024.
Após os paineis envolvendo o criador do Gamepólitan, Ricardo Silva, e a empresária Monique Evelle, o festival se despede de Salvador com o painel “Panafricanismo, Mídia e Negócios”, recebendo autoridades de Cabo Verde. Na ocasião, estarão presentes Saulo Montrond e Marcos Jamir em um painel que debaterá o fortalecimento da identidade e economia africana por meio da mídia, com mediação de Midiã Noelle.
Direto da cena internacional, o destaque ficou para o palestrante Saulo Montrond, fundador da Rede de TV Africana TVA, Embaixador Urbano da ONU-Habitat. Empreendedor serial, produtor audiovisual e entusiasta de tecnologia. Ele também é produtor executivo de ‘SODADE’, primeiro filme cabo-verdiano em circuito comercial em Portugal, Angola e Moçambique.
O empresário divide insights e perspectivas com o cabo-verdiano, fundador e CEO da plataforma AfricanDev, Marcos Jamir, que viabiliza o contrato de profissionais de TI africanos para projetos no Brasil.
Iniciativa do Hub de Inovação Vale do Dendê, o Festival Afrofuturismo – Ano VII conta com o patrocínio da Prefeitura de Salvador e integra as festividades do Salvador Capital Afro; apoio institucional do SEBRAE e do Hospital Albert Einstein; parceria de captação da Casé Fala; apoio de mídia da Afro.TV Brasil.
SERVIÇO
[Festival Afrofuturismo Ano VII – ‘Ancestrais do Futuro’]
Quando: 5 e 6 de dezembro de 2025
Horário: a partir das 10h
Onde: Centro Histórico de Salvador (BA)
Ingressos: Sympla
Entrada gratuita
Por Glaucia Pinheiro
