Foto: Divulgação
Gastronomia e cultura movimentam Serra Grande nos dias 12 e 13 de dezembro
Serra
Grande, vila litorânea de Uruçuca (BA), recebe nos dias 12 e 13 de
dezembro a sétima edição do Festival de Arte e Gastronomia, evento que
se firmou como um dos principais atrativos culturais e turísticos da
região sul da Bahia. Sob a direção das chefs Cris Rosa, do restaurante Serra Gourmet, e Déia Lopes,
Toca Raízes e Toca Cabruca Dengo Origem, a programação começa às 17h30,
na Praça Principal, onde são esperadas cerca de 20 mil pessoas ao longo
dos dois dias.
A
agenda reúne cozinheiros de diferentes perfis e trajetórias da
gastronomia baiana e brasileira que irão ministrar aulas gratuitas para o
público no espaço destinado à Cozinha Show. Estão confirmadas presenças
como André Cabral, do delivery OxenteSô, de Ilhéus; Carlos Motta, chef formado na Itália e responsável pelas cozinhas do Barra do Sargi e da Cabana Pé de Serra, ambos em Serra Grande; Dani Façanha, do Morro dos Navegantes, em Ilhéus; Júnior França, do restaurante Mandio, no Hotel Resende Imperial, em Itacaré; além de Wendel Assis,
do Resort Tororomba, entre outros nomes da cena gastronômica do Litoral
Sul da Bahia. As anfitriãs do evento, Cris Rosa e Déia Lopes, também
integram o elenco de chefs.
O
evento adota o tema “Sol, Cacau e Jangada” para marcar a edição de
2025. A proposta busca traduzir elementos do cotidiano de Serra Grande —
o clima que define o ritmo do litoral, o cacau que sustenta economias
locais e a presença da jangada como símbolo da relação histórica da
comunidade com o mar. A praça receberá ainda feiras de artesanato,
barracas de comida típica e manifestações culturais como rodas de
capoeira e apresentações de dança.
A programação musical envolve artistas e grupos da própria região. Na noite de sexta-feira, tocam Laiô e Banda Zalela in Samba. No sábado, o público poderá acompanhar o DJ Victor Orixá Africano, A Face de Vênus e Cacau Jam.
A expectativa é de dois dias de circulação intensa, com impacto direto
no comércio, na hospedagem e nos serviços turísticos de Serra Grande e
arredores.
O Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande é uma iniciativa comunitária que se expandiu ao longo dos últimos anos, acompanhando o crescimento do distrito como destino turístico. A edição de 2025 conta com apoio do Instituto Arapyaú, Tabôa Fortalecimento Comunitário, Sarau Serra Viva, Oficina Gourmet, Toca Raízes Restaurante & Tapiocaria, Restaurante Serra Gourmet e Prefeitura de Uruçuca.
Sobre Cris Rosa
Cris Rosa é uma chef da região cacaueira formada pela Universidade Anhembi Morumbi, com atuação focada em cozinha sustentável e ingredientes de origem local. Antes de abrir o restaurante Serra Gourmet, passou por cozinhas como a do Txai Resort e do chef Edinho Engel. Fundou o projeto social Oficina de Gastronomia, que capacita moradores da vila de Serra Grande para o mercado culinário, e cocriou, ao lado de Déia Lopes, o Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande.
Sobre Déia Lopes
Déia Lopes é uma chef baiana com 20 anos de estrada, especializada em gastronomia e gelatos. Depois de passar por cozinhas de referência, criou o Toca Raízes, em Serra Grande, e o Toca Cabruca, instalado na Fazenda Dengo Origem. É conselheira da Tabôa Fortalecimento Comunitário, fundadora da marca Tapi Rapi e idealizadora do Festival de Arte e Gastronomia. Finalista do programa Cook Island (GNT), Déia aposta na culinária de território como motor de desenvolvimento local e conecta saberes tradicionais a práticas contemporâneas.
SERVIÇO
VII Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande
Quando: 12 e 13 de dezembro de 2025 à partir das 17h30
Onde: Praça principal da vila de Serra Grande, litoral de Uruçuca (BA)
ACESSO GRATUITO
Por Lívia Cabral
