Foto: Fernando Barbosa/Arquivo
Arte Africana: Máscaras e Esculturas chega a Salvador O Museu de Arte da Bahia recebe exposição de peças da Coleção África na capital baiana
Entre os dias 19 de novembro de 2025 e 15 de março de 2026, o Museu de Arte da Bahia recebe Arte Africana: Máscaras e Esculturas. Com curadoria de Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia, a exposição exibe 179 peças da Coleção África, que em cerca de vinte anos reuniu um amplo acervo de máscaras, estatuetas, entre outros objetos de uso cotidiano e ritualístico.
A Coleção África nasceu de uma atração estética pela fonte de que beberam artistas essenciais do século XX, como Picasso, Brancusi e Giacometti. Conforme crescia, aprofundou-se o conhecimento de seus organizadores sobre os significados culturais, simbólicos e históricos das peças. Assim, foi possível reconhecer nas obras da Coleção elementos formativos da cultura brasileira.
Arte Africana: Máscaras e Esculturas reúne uma amostra representativa da arte tradicional africana: máscaras, esculturas e conjuntos especiais – colheres, pentes, polias, mami watas, bronzes, adornos, peças ritualísticas, apoios de nuca e tecidos.
Mais que meros objetos, as máscaras são portais de uma cultura ancestral, ressoam segredos e espíritos do continente africano e instigam perguntas que ecoam no tempo: desde quando são usadas? Quais seriam seus principais usos, significados e funções? Também nas esculturas há uma aura que envolve as peças, marcadas pela indicação de significados rituais em cada um de seus cortes e adornos.
Tampouco os utensílios domésticos, instrumentos musicais e os bancos de sentar deixam de chamar a atenção. Existe um desenho inovador e uma riqueza de formas geométricas tanto nos objetos mais simples quanto nos artefatos de prestígio e símbolos de culto que revelam em seus detalhes a engenhosidade e sensibilidade artística de seus criadores. Todas as peças compõem, de modo impactante, o enorme mosaico da vida e das crenças do continente.
Além de revelar a extraordinária sofisticação, variedade e potência dessa arte, a exposição representa uma oportunidade única de conhecer mitos, celebrações, histórias e saberes formadores dos povos africanos. Vislumbrar as peças da Coleção África é como estar diante de algo completamente novo mas, ao mesmo tempo, familiar e ancestral. Afinal, um dos motes de Arte Africana: Máscaras e Esculturas são justamente as conexões entre o Brasil e a África, que estão na base de nossa identidade cultural.
A exposição abre na semana da Consciência Negra, 19 de novembro, às 18h. No dia seguinte, 20 de novembro, acontece um bate-papo especial com os curadores, às 17h.
Informações
Arte Africana: Máscaras e Esculturas
Onde: Museu de Arte da Bahia
Av. Sete de Setembro, 2340
Corredor da Vitória
Telefone: (71) 3117-6902
Curadoria: Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia
Abertura: 19 de novembro de 2025, às 18h
Bate-papo com os curadores: 20 de novembro de 2025, às 17h
Visitação: 19 de novembro de 2025 a 15 de março de 2026
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Por Jade Wolf
