Foto: Tiago Dantas
Iniciativa da Seagri no Semiárido baiano é reconhecida em encontro dos 20 anos dos consórcios públicos
O Programa de Controle Populacional de Cães no Semiárido baiano, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), foi um dos destaques da abertura do evento “20 anos da Lei dos Consórcios Públicos – do Marco à Transformação”, realizado nesta terça-feira (18). A iniciativa foi reconhecida como exemplo de parceria bem-sucedida entre o Governo do Estado e os consórcios públicos na formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento regional.
Durante a cerimônia, o presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, ressaltou que o programa nasceu de uma demanda da agricultura familiar, preocupada com o aumento da população de cães e seus impactos sobre rebanhos de caprinos e ovinos. “Essa situação prejudicava a produção, e o Governo do Estado convocou a Federação para construir uma solução conjunta. Com o apoio da Seagri e dos consórcios, estamos implementando o programa e, em breve, iniciaremos um projeto de recomposição do rebanho”, destacou.
O secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo, enfatizou o papel estratégico dos consórcios públicos para o desenvolvimento dos municípios. “Os consórcios são grandes parceiros na execução de ações estruturantes. Iniciativas como o Programa de Controle Populacional de Cães alcançam resultados muito maiores quando construídas de forma coletiva, com todos unidos para tornar a Bahia mais forte e mais preparada”, afirmou.
O encontro, realizado no Auditório Zezéu Ribeiro (Seap), no Centro Administrativo da Bahia, segue até esta quarta-feira (19), reunindo gestores públicos, representantes de consórcios, parlamentares, técnicos e especialistas de todo o país. A programação inclui painéis temáticos, debates e apresentação de cases de sucesso nas áreas de meio ambiente, resíduos sólidos, saúde, assistência social e governança interfederativa.
Controle Populacional de Cães no Semiárido
Com execução prevista entre outubro de 2025 e março de 2026, o Programa de Controle Populacional de Cães no Semiárido tem como objetivos promover o bem-estar animal, proteger rebanhos de caprinos e ovinos e fortalecer a convivência harmoniosa entre comunidades rurais e animais. A ação começou pelos municípios de Gavião e Conceição do Coité e será ampliada para 36 municípios dos territórios da Bacia do Jacuípe e do Sisal.
O programa, que conta com investimento de R$ 5 milhões, inclui castração cirúrgica, vacinação preventiva, microchipagem e atividades educativas sobre guarda responsável. Para garantir a execução das ações, dois castramóveis vão percorrer os municípios envolvidos, além do credenciamento de clínicas veterinárias parceiras.
Mutirões de atendimento veterinário serão realizados ao longo do período, levando serviços de saúde animal às famílias rurais. A expectativa é realizar 10 mil castrações de cães nos 36 municípios contemplados.
Fonte: Ascom/Seagri
