Foto: Gastón Ramseyer.
Semana de Arte & Cultura de Imbassaí celebra 10ª edição com sucesso de público e programação diversificada
Por cinco dias Imbassaí se transformou em um grande palco de arte e cultura a céu aberto. A 10ª edição da Semana de Arte & Cultura de Imbassaí (SACI) movimentou a vila com uma programação intensa e plural, valorizando o Litoral Norte, o município de Mata de São João e seus moradores, além de atrair visitantes de diversas regiões do estado.
Em vários pontos da vila, como a Praia de Imbassaí, Barraca do Bacana, Barraca Santorini, Praça das Amendoeiras, Casona de Barro e Jerimum Café, aconteceram shows, oficinas, feiras criativas, intervenções artísticas, luau, ações de sustentabilidade, graffite e práticas esportivas.
“O retorno desse projeto é uma grande vitória para nós, pois o SACI ficou por muitos anos sem financiamento. Estamos falando de um espaço de acolhimento, que incentiva a produção cultural local e fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade”, celebra Romilson Augusto dos Santos, professor da UFBA e produtor do projeto.
Para André Moura, também produtor do evento, a retomada do SACI representa a continuidade de uma história importante para a cultura do Litoral Norte. “O SACI é um espaço de experimentação e celebração da arte, com uma curadoria muito cuidadosa. Por aqui já passaram nomes como a Orquestra Rumpilezz, Baiana System, Isabella Taviani e as Ganhadeiras de Itapuã. Isso demonstra nossa preocupação com a qualidade e com o compromisso de promover experiências marcantes”, afirmou.
Impacto para os moradores
O retorno do SACI teve impacto positivo também entre os residentes de Imbassaí. Graça Borba, moradora da vila desde 2023 (antes residia na Chapada Diamantina), contou que aproveitou a programação com entusiasmo: “Achei maravilhoso o evento. Adorei os shows, as oficinas, as feiras. Amei a organização e fiquei muito feliz em ter aqui essas atrações”.
Mariônio Andrade, que vive em Imbassaí há 21 anos, destacou que a vila estava carente de eventos com esse cunho cultural. “Estávamos sentindo falta de cultura e arte, e esse evento chegou para preencher esse vazio”, contou.
Entre os artistas participantes, o cantor e multi-instrumentista Amadeu Alves se apresentou na sexta-feira (07), ao lado da Rede Sonora, no Jerimum Café. “Foi ótimo estar aqui celebrando os 10 anos do evento. Participei algumas vezes e tenho muito orgulho, por se tratar de uma marca para a região e por se tratar de pessoas trabalhando em prol da cultura e de um lugar que aprendi a gostar muito”, disse.
Já Ana Lúcia Cunha, participante da feira de orgânicos, viajou de Lauro de Freitas para comercializar cocadas e elogiou a iniciativa: “Somos carentes de ações como essa. Tudo o que busca promover cultura e arte merece nosso apoio. Foi lindo ver as pessoas valorizando o trabalho”.
Realizado pela M.T.E BRASIL, Jerimum Café e Imbassaí Beach Festival, o SACI contou com a parceria do Governo da Bahia, Rádio Terra, JB Iluminação, Pousada Araçás, Pousada Refúgio do Corsário, Vilangelim Eco-Pousada Imbassai e Pousada Bichelenga.
Por Bruno Ganem
