O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, comentou os números da primeira edição, e explicou que, em 2026, o evento será realizado em maio, Mês da Indústria. Fotos: Valter Pontes/Coperphoto, Sistema FIEB
INDEX Bahia cresce e será 20% maior em 2026
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Sebrae Bahia receberam a imprensa e convidados, nesta terça-feira (4), para um café da manhã na sede da entidade, em Salvador. O encontro marcou o lançamento oficial da INDEX Bahia 2026, evento que vai chegar à sua segunda edição 20% maior, mais inovador e conectado com o futuro da indústria baiana.
“O sucesso do evento deste ano, que já pode ser considerado a maior feira da Indústria do Nordeste, nos mostrou que era possível pensar maior para cumprir nosso principal objetivo, que é expor as marcas da Bahia para o nosso e outros mercados, gerando conexões e negócios”, afirmou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.
O diretor superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a importância das parcerias para a realização da INDEX. “Conseguimos fazer deste um grande evento porque demos as mãos, nos envolvemos com empresas, poder público, associações e, unindo forças, deu muito certo”, disse.
Com crescimento de 20% na área física e no número de expositores, a INDEX Bahia 2026 se prepara para receber representantes da indústria de todo o Brasil, com missões empresariais nacionais e internacionais, novas áreas de negócios e uma programação voltada às transformações tecnológicas e sustentáveis do setor. Entre as novidades, destacam-se a chegada de novos segmentos, como a indústria criativa — abrangendo audiovisual e games —, além de fornecedores da cadeia produtiva.
O evento também trará a Arena de Inovação, um espaço dedicado à apresentação de soluções tecnológicas e startups industriais, com conteúdos voltados à cibersegurança, automação e transformação digital. “Temos um novo desafio, de montar um ecossistema de inovação e tecnologia, que seja um ambiente de aprendizado para todos os envolvidos – poder público, prefeituras, segmentos diversos – e gerador de negócios dentro do próprio evento”, pontuou Manuela Martinez, gerente de Relações Sindicais da FIEB.
Outro destaque será o Espaço Crédito, Pesquisa e Inovação, voltado ao financiamento de projetos industriais com foco em pesquisa, inovação e transição energética. A INDEX 2026 reforça ainda a aproximação entre a indústria e o mercado de trabalho, estimulando a formação de parcerias estratégicas e o desenvolvimento de novas competências profissionais.
Além da intensa programação de negócios e conteúdo, o evento abrigará momentos de celebração importantes, como a posse da nova diretoria da FIEB (2026–2030) e o lançamento de premiações tradicionais, entre elas o Prêmio IEL de Talentos, o Prêmio Pão Francês 2026 e o Prêmio da Melhor Cerveja Artesanal da Bahia.
Tércio Calmon, coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, comentou as novidades para a edição 2026: “Teremos uma Feira da Empregabilidade e um prêmio que vai reconhecer a melhor cervejaria artesanal da Bahia, ampliando as oportunidades para as diversas cadeias que compõem o setor produtivo da Bahia, abrangendo o Comércio e o Agro”, pontuou.
Sobre a INDEX
Realizada pela primeira vez entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, a INDEX Bahia foi o primeiro evento deste modelo voltado para a indústria no estado. A feira promoveu conexões estratégicas, reuniu os principais setores produtivos e movimentou cerca de R$ 98 milhões em negócios, entre exposições e rodadas comerciais. Com mais de 200 estandes, 30 patrocinadores e cerca de 300 empresas participantes, a edição inaugural alcançou resultados expressivos, atraindo aproximadamente três mil visitantes e oferecendo mais de 200 horas de conteúdo em dez espaços diferentes, entre plenárias, painéis e arenas temáticas.
O sucesso da primeira edição evidenciou o potencial da Bahia como polo de inovação e competitividade no cenário nacional e internacional. A INDEX Bahia mostrou a força da indústria local — com 60% de participação de pequenos negócios, majoritariamente micro e pequenas indústrias — e reforçou a importância da cooperação entre empresários, instituições e poder público. A satisfação dos expositores foi alta: 96% geraram negócios durante o evento, enquanto 98% ampliaram a visibilidade de suas empresas e manifestaram interesse em retornar em 2026.
Fonte: FIEB
