
Foto: Rafael Ramos
OQuadro de volta! Show em Salvador marca reencontro e aquece contagem para os 30 anos da banda
Aos versos de “Tá amarrado em nome d’OQuadro!”, o rap, hip hop, ijexá e muito afrobeat tomam conta da Praça Tereza Batista na próxima quarta-feira, 30, a partir das 20h, no show de reencontro do grupo OQuadro. Os ingressos já estão disponíveis na Bilheteria Digital.
Os integrantes do grupo Jef Rodriguez (voz), Freeza (voz), Ricô (voz e baixo), Orixafricano (bateria e voz), Rodrigo Da Lua (guitarra e synth), Jahgga (percussão) e DJ Mangaio (bases e beats) retornam à cena underground baiana com um repertório cheio de clássicos – desta vez, já consagrados entre os nomes mais influentes do rap na Bahia.
Os beats, dub reggae e a poesia urbana tornam o setlist nostálgico, contemporâneo e envolvente. Os artistas trarão ao palco todo o groove e fluidez do repertório dos 3 discos do grupo, incluindo no setlist: Valor de X2; Fogos de Artifício Para o Precipício À Vista; Evolui (Bem-aventurados); Planeta Diário; Ainda É Cedo; Trabalho; Beats Profundos, Nêgo Roque, Asas, Santo, Motor da Fome e Campo Minado.
Às vésperas de completar 30 anos de trajetória em 2026, OQuadro presenteia a cena alternativa com hits que acompanham sua caminhada desde os primeiros passos. Mais do que um retorno aos palcos da capital baiana, a noite especial de reencontros reforça a conexão com os fãs e antecipa o clima de celebração que marca quase três décadas de história da banda.
“Tocar em Salvador é uma combinação química especial, porque as pessoas fazem questão de cantar e sentir com a gente. Todas as vezes que encontramos alguém nas ruas, ouvimos relatos de momentos marcantes em suas vidas que aconteceram em algum show nosso aqui. Isso por si só já alimenta nossa vontade de ‘explodir’ no palco. Cada apresentação que OQuadro faz é uma interpretação única do que registramos em estúdio. Aquele momento no palco acaba sendo resultado do estado de espírito do agora”, explica Jef Rodriguez.
O grupo original de Ilhéus, ainda em 1996, viu as misturas do rap, trap, hip hop e poesia urbana em sua composição lírica arrastarem legiões de fãs. Sempre próximos das raízes musicais do sul da Bahia, não demorou para que a originalidade e criatividade do grupo furassem a bolha do mainstream, com a integração da trilha sonora “Tá Amarrado” à novela "Segundo Sol” (2018).
E não para por aí. Lançado em 2012, o primeiro álbum da banda afirmou a identidade nacional do grupo com o batidão característico e letras sobre cultura, ancestralidade e vivência preta. Após cinco anos, surgiu o disco Nêgo Roque (2017), que contou com feats especiais de Emicida, BNegão e Indee Styla. Em 2021, OQuadro lançou Preto sem Açúcar, álbum também marcado por collabs dos hits “Santo” (feat. grupo Tuyo), “Asas” (feat. Jorge Du Peixe) e “Motor da Fome” (feat. Davzera). Em paralelo aos shows e lançamentos, ficou a cargo da faixa “Trabalho” compor a trilha sonora da animação “Velozes e Furiosos”, na Netflix.
Nos últimos anos, os integrantes de OQuadro têm se dedicado a projetos solo, realizando gravações e apresentações em diferentes partes do mundo. O grupo, que tem se reunido apenas em ocasiões especiais, volta aos palcos com o show na Praça Tereza Batista despertando a expectativa do público para uma possível retomada. A apresentação pode marcar o início de um novo ciclo, em celebração aos 30 anos de trajetória da banda, que será comemorada em 2026.
SERVIÇO:
[Show da banda OQuadro]
Data: 30 de abril de 2025
Horário: a partir das 20h
Local: Praça Tereza Batista - R. Gregório de Matos, 6 - Pelourinho, Salvador
Ingressos: Bilheteria Digital
Classificação: maior de 18 anos
Valor: R$ 40 + taxa da Bilheteria Digital (R$ 4)
Por Júlio César