
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site oficial: www.copacolegial.com.br / Foto: Divulgação
Copa Colegial de Empreendedorismo chega ao Nordeste para incentivar jovens a empreenderem
Com inscrições abertas até 30 de abril, a Copa Colegial de Empreendedorismo® quer mobilizar milhares de estudantes do ensino médio no Nordeste, incentivando a criação de negócios inovadores e formando jovens preparados para os desafios do mercado contemporâneo. Em sua segunda edição, o projeto oferece uma trilha de aprendizado que inclui empreendedorismo, inteligência artificial e produção audiovisual, e já se consolidou como a maior iniciativa educacional do país voltada à formação de futuros empreendedores.
A competição visa impactar mais de 300 mil estudantes em todo o Brasil, promovendo uma trilha de aprendizado que vai além da teoria: os jovens aprendem sobre empreendedorismo, inteligência artificial e produção audiovisual, criando projetos de startups avaliados por nomes como Caito Maia (Chilli Beans), Guga Stocco (Futurum Capital), Alex Soncini (VTEX) e Bernardo Carneiro (Stone).
Para os alunos nordestinos, a iniciativa representa uma porta de entrada para o universo da inovação, com ferramentas que permitem valorizar ideias e talentos locais. O projeto oferece acesso ao jogo interativo Brain Game, que identifica perfis de aptidão dos alunos, e ao método “The 4 I’s of Learning”, criado em Harvard por Miranda, baseado em quatro pilares: inspiração, informação, instrumentação e interação.
As escolas da região podem se cadastrar gratuitamente para participar e receber materiais instrucionais, fomentando o empreendedorismo entre seus estudantes. Cada equipe deve ser composta por dois a cinco alunos, e o envio dos projetos pode ser feito até o dia 30 de abril, pelo site www.copacolegial.com.br
A final da Copa segue o modelo de programas como “Shark Tank”, com apresentações ao vivo para um júri de especialistas. O primeiro lugar recebe uma viagem aos Estados Unidos com participação no Silicon Valley BootCamp®, além de uma bolsa integral de graduação. O segundo colocado ganha um programa de mentoria presencial em São Paulo, e o terceiro lugar também recebe bolsa integral.
Com apoio de empresas como IBM, Banco BMG, Grant Thornton, Sotreq CAT, Siemens | Fundação, BASF, Febraban, entre outras, a Copa conta com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura e apoio das Secretarias de Educação estaduais. Empresas e pessoas físicas podem colaborar como patrocinadores ou voluntários, fortalecendo a educação empreendedora no Brasil.
A Copa Colegial de Empreendedorismo® quer revelar talentos jovens em todo o país e prepará-los para transformar suas ideias em soluções reais, impactando comunidades e criando oportunidades para o futuro.