 (1).jpg)
Foto: Divulgação
Dra. Jaqueline Goes participa do Brazil at Silicon Valley, principal evento de inovação nos EUA
A renomada cientista Dra. Jaqueline Goes, conhecida mundialmente por liderar a equipe que sequenciou o genoma do coronavírus em tempo recorde, participa do evento Brazil at Silicon Valley, em São Francisco, nos Estados Unidos. Após as apresentações do primeiro dia, a biomédica acompanha o circuito de palestras voltados à inovação, Ciência e Tecnologia. A primeira apresentação ficou à cargo do professor associado de Comportamento Organizacional na Stanford Graduate School of Business, Michal Kosinski: Making Sense of Modern A.I (Compreendendo a Inteligência Artificial Moderna).
Compondo a grade dos três dias da conferência, os palestrantes abordam temas como o futuro da mobilidade sustentável em “Beyond Roads: The future of sustainable mobility”; o uso da inteligência artificial no combate ao tráfico de pessoas no Brasil em “I for Good: Fighting human trafficking in Brazil” e o aprofundamento “Dentro da Sala de Operações da IA” – Inside the AI Engine Room (OpenAI). Passando por discussões sobre biotecnologia, longevidade e o papel da IA no país, o último dia do evento conta ainda com a etapa “coffee break + women's networking” – promovendo conexões estratégicas entre as convidadas brasileiras e o ecossistema de inovação do Vale do Silício.
Entre as selecionadas do Carreiras Indica – divisão do “Carreiras em Movimento” que articula workshops e encontros voltados ao crescimento da carreira de mulheres negras –, a dra. Jaqueline Goes explica que o Brazil at Silicon Valley é uma oportunidade única de identificar insights e oportunidades para o Instituto Jaqueline Goes – Ciência entre Nós. “Estou honrada em ser selecionada pelo Carreiras em Movimento, que ajuda tantas mulheres negras a se desenvolver em suas carreiras. Também estou entusiasmada nas discussões que envolvem Ciência e inovação, e quero aproveitar ao máximo as oportunidades de networking e articulação para projetos do instituto e da área de C&T", afirma a doutora.
Além da participação no evento em São Francisco, a Dra. Jaqueline também inclui na agenda uma visita à sede do consulado brasileiro em Nova Iorque, no dia 25, para se reunir com representantes da área de Ciência e tecnologia. Outro compromisso será com a Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 28, com foco em pautas de equidade de gênero, Ciência e diplomacia.
Pesquisadora Científica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e embaixadora da Ciência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaqueline Goes foi reconhecida em 2022 como uma das 20 mulheres de sucesso no Brasil pela revista Forbes. Sua trajetória, marcada por importantes contribuições à Ciência brasileira, a levou a ser homenageada pela Mattel, que a transformou em uma boneca Barbie da linha "Mulheres Inspiradoras". Em 2023, ela recebeu o Prêmio Inspiradoras na categoria “Mulheres na Ciência”, premiação que destaca mulheres que estão impactando positivamente o cenário nacional, especialmente ao inspirar as novas gerações com seus feitos no campo da Ciência.
Por Glaucia Pinheiro