
Ana Carla, uma das selecionadas pelo clube fortalezense / Foto: Divulgação
Projeto social revela três adolescentes para as categorias de base feminina do Fortaleza
A OSC Visão Mundial, organização humanitária que atua há 50 anos no Brasil servindo e protegendo as crianças mais vulneráveis, foi responsável por revelar três novos talentos que foram captados para as categorias de base do Fortaleza Esporte Clube. O pontapé inicial foi o projeto Dona da Bola, uma iniciativa da organização apoiada através de incentivos fiscais em parceria com o FECA (Fundo Estadual da Criança e Adolescente) do Estado do Ceará.
Na prática, a atuação da OSC se dá no atendimento de 200 meninas da comunidade de Santa Maria no Grande Jangurussu, localizada na capital cearense, e o projeto tem como objetivo contribuir para o enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes, em especial a violência baseada em gênero. Dentre as diversas ações gerenciadas pela Visão Mundial, se destaca o futebol feminino, visando promover o empoderamento de crianças e adolescentes na temática da proteção como prática esportiva.
Reginaldo Pereira, Gerente Nacional de Advocacy da Visão Mundial, explica sobre a seleção das meninas e o impacto do projeto na região. “O convite do Fortaleza para essas três meninas é reflexo do esforço, talento e dedicação que elas demonstraram ao longo de sua participação no projeto Dona da Bola. Nossa iniciativa não só promove o crescimento atlético, mas também contribui para o desenvolvimento pessoal e social de todos que participam, além de abrir portas para uma carreira no futebol e mostrar que é possível alcançar sonhos apesar de uma realidade desfavorável”.
Como resultado, três jovens talentosas, Maria Heloyza Freire Lima, Ana Carla da Silva Oliveira e Maria Eduarda dos Santos Pereira, foram selecionadas recentemente para integrar as categorias de base do gigante da capital, no Projeto Leoas do Futuro, voltado para o desenvolvimento e aprimorar técnico e oportunidades para mulheres no esporte.
Vale ressaltar que o projeto Dona da Bola ocorre ao longo de todo o ano nas comunidades Santa Maria, Santa Filomena e Perimetral no Grande Jangurussu e a expectativa é que ele continue ativo em 2026.
Sobre a Visão Mundial
A World Vision, conhecida no
Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada
a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo
o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A
Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião,
raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando
por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação,
advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em
situações de vulnerabilidade.