
Especialista analisará o Novo Enade de Medicina e as evidências de quem faz sucesso no exame do MEC / Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
rio sobre educação médica
Nessa quarta-feira (23), o especialista em gestão acadêmica, docência, design curricular e avaliação do ensino superior conduzirá um seminário com Fabrício Garcia sobre o Novo Enade de Medicina e as evidências de quem faz sucesso no exame do MEC.
“O novo Enade de Medicina fará uso Modelo de Três Parâmetros, e eu mostrarei como uma IES pode acertar mais questões e ter uma nota inferior de concorrentes que acertaram menos”, afirma Nicolini.
Segundo Alexandre Nicolini, o modelo aumenta a complexidade do exame e torna predições com questões antigas de Enade quase inúteis. “São muitas mudanças nos parâmetros de avaliação, e isso exige uma equipe muito mais treinada para a ação e preparada para as novidades”, conclui o especialista.
Sobre Alexandre Nicolini
Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio de doutoramento na Paris IX, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Design Curricular e Avaliação de Aprendizagem, desenvolve metodologias de trabalho e programas de formação para IES que sintetizam sua experiência como pesquisador e orientador no stricto sensu e como gestor acadêmico, inclusive como reitor. Foi também avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e líder de pesquisa na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).
Participa da construção das políticas públicas de avaliação do ensino superior desde 1996, tendo orientado com sucesso diversos clientes a alcançar os melhores resultados, além de fazer palestras inspiradoras e ministrar oficinas práticas para dirigentes, coordenadores, professores e estudantes em IES de todas as regiões do Brasil. Em sua atuação, publicou mais de 60 artigos científicos sobre o ensino superior, que geraram mais de 800 citações.
Por Ana Purchio