Foto: Douglas Amaral/GovBa/Arquivo O Candeeiro
“Escola é espaço de formação humana”, diz Rowenna Brito sobre investimentos de R$ 11 bilhões e novas diretrizes para a educação na Bahia
À frente de uma gestão que atenderá mais de 532 mil estudantes em 2026, a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, detalhou as conquistas recentes e os próximos passos da pasta em entrevista concedida ao programa CBN Educa+ na última quarta-feira (28).
Durante o bate-papo com as apresentadoras Fernanda Cruz e Amanda Garcia, a gestora, que é professora de Geografia concursada da rede estadual, reforçou que sua prioridade é manter a essência educadora na condução das políticas públicas. Mesmo ocupando hoje a chefia da pasta, ela reforça que sua identidade principal segue sendo a de educadora.
“Era para ser apenas três meses, para substituir Jerônimo e organizar a transição, e até agora estou aqui. Eu sempre digo que estou secretária porque sou professora da rede, e isso faz toda a diferença. Pensar nas melhores estruturas, na valorização, no aprendizado… por isso gosto de ver tudo de perto, de comer a comida oferecida. Já estive do outro lado e estarei de volta quando essa missão for concluída”, afirmou.
Com o desafio de garantir qualidade para o volume crescente de alunos, a Secretaria já investiu mais de R$11 bilhões na modernização e padronização das escolas. O balanço atual aponta a entrega de 620 colégios, sendo quatro deles inaugurados ainda durante o período de férias. O foco agora se volta para a ampliação do ensino integral, com o objetivo de tornar a rede baiana uma referência nacional no modelo.
Sobre as matrículas, a secretária orientou que os alunos que perderam o prazo devem procurar diretamente a unidade escolar pretendida para verificar vagas remanescentes. Para sustentar esse crescimento, Rowenna confirmou a convocação de mais de 900 aprovados no último concurso REDA, com possibilidade de novos chamamentos.
“O meu objetivo é convocar todos os professores, porque isso é bom para todos. Fazer um novo concurso custa tempo e dinheiro, então estamos avaliando diariamente a necessidade de mais profissionais. Se houver, vamos convocar de imediato. Fiquem sempre atentos ao Diário Oficial e aos prazos”, orientou.
Conscientização
Além dos investimentos em infraestrutura e expansão da rede, Rowenna Brito adiantou que em 2026 será intensificado o debate sobre a violência contra a mulher dentro das escolas, como estratégia de conscientização e enfrentamento aos altos índices de feminicídio. A proposta é trabalhar o tema de forma transversal, por meio de projetos pedagógicos, formação de professores e diálogo direto com os estudantes.
Para a secretária, a escola tem papel fundamental na transformação social e na construção de uma cultura de respeito desde a infância. Ao abordar temas como machismo, desigualdade de gênero e violência doméstica, a educação contribui para formar cidadãos mais conscientes e para romper ciclos históricos de violência.
“Já estou conversando com a secretária Neusa Cadore, de Políticas para as Mulheres (SPM), para fazermos algo conjunto. A escola é um espaço de formação humana. Quando discutimos violência contra a mulher com seriedade, estamos educando para o respeito, para o cuidado e para a vida. Precisamos agir na base, pois não podemos naturalizar o que está acontecendo”, destacou.
Missão e legado
Ao falar sobre seu principal legado à frente da pasta, a secretária destacou a importância das comunidades se sentirem representadas dentro das escolas, tanto na capital quanto no interior do estado, valorizando memória, identidade e pertencimento.
“Isso é identidade, é ver que as pessoas entendem que aquilo foi feito para elas. Antes, a secretaria homenageava nomes de políticos distantes, que nunca pisaram ali. Hoje mudou: estudantes, professores, gestão escolar e comunidade escolhem. Por isso temos tantos colégios com nomes de professores marcantes e lideranças comunitárias. Isso é necessário”, concluiu.
Sobre o programa
O CBN Educa+ segue como um espaço dedicado ao debate qualificado sobre educação pública, reunindo gestores, especialistas e educadores para discutir caminhos, desafios e experiências exitosas em diferentes regiões da Bahia.
O programa é exibido todas as quartas-feiras, às 15h, na Rádio CBN Salvador (107,9 FM), com transmissão simultânea nas plataformas digitais da emissora.
