Foto: Divulgação
Rotina das ‘musas’ do Carnaval 2026! Conheça os cuidados com a pele e procedimentos estéticos para aquele ‘glow-up’ nos desfiles
Os sambódromos de Anhembi (SP) e da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, se preparam para o desfile das ‘musas’ do Carnaval em 2026! Elas, que dão um show à parte nas escolas de samba, dão detalhes da preparação estética pré-Carnaval.
Com rotinas de cuidados com à pele, musculação e tratamentos estéticos, o preparo para os desfiles pode durar cerca de seis meses à um ano. Entre os procedimentos, o destaque fica para a aplicação de toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, drenagem linfática, peeling de verão e protocolos clínicos que dão aquele ‘glow-up’.
Musa da ‘Estação Primeira de Mangueira’, a carioca Layza Rebeca, de 30 anos, revela que mantém uma rotina regrada de nutrição, musculação 6x na semana e o protocolo estético baseado na Bioimpedância – exame que avalia a composição do corpo, medindo o nível de gordura, retenção líquida e massa magra.
“A partir do exame de ‘bioimpedanciometria’ é que damos continuidade ao protocolo personalizado, trazendo a drenagem linfática; massagem modeladora; eletroterapia quântica e exercícios na plataforma vibratória. A minha preparação para o Carnaval costuma ser o ano inteiro, porém a parte de ‘estética’, ‘musculação’ e afins vem pela metade do ano em diante, com um acompanhamento nutricional esportivo”, relata.
Segundo a Drª Jéssica Magalhães, biomédica esteta com 10 anos de atuação no ramo – e que assina os cuidados de nomes como Val Benvindo, Najara (NBlack) e Tarsilla Alvarindo – a drenagem linfática é uma das protagonistas na remoção do excesso de líquido embaixo da pele, deixando o corpo pronto para maior hidratação e redução do inchaço , essenciais para as ‘musas’.
“A drenagem linfática tem papel fundamental na preparação estética pré-Carnaval, especialmente por estimular o sistema linfático, melhorar a circulação e auxiliar na eliminação de toxinas. O procedimento contribui para a diminuição da retenção de líquidos e do inchaço, favorecendo uma pele mais uniforme, hidratada e com melhor resposta a tratamentos estéticos feitos em conjunto”, comenta a especialista.
A profissional explica que esse conjunto de técnicas, específicas para o corpo de ‘musas’, como Layza, são essenciais dentro do protocolo para potencializar os resultados. “A massagem modeladora atua na melhora do contorno corporal e do aspecto da celulite; já a eletroterapia quântica auxilia na ativação muscular e na circulação; enquanto os exercícios na ‘plataforma vibratória’ contribuem diretamente para o fortalecimento, a definição e o estímulo metabólico. Quando trabalhados em conjunto, esses métodos promovem resultados eficientes e duradouros”, explica.
Glow-up do Carnaval e ‘top’ procedimentos estéticos da temporada
Cria do Complexo do Lins, na zona norte do Rio de Janeiro, Layza faz parte da agremiação da ‘Mangueira’ há 17 anos, com um samba de dar inveja. Nos palcos da Cidade do Samba, Layza não abre mão do protocolo estético e da alimentação regrada para chegar “grandona e gostosa para o Carnaval”, nas palavras da musa.
“A parte nutricional vem desde novembro, que eu já começo a regrar mais a alimentação: rica em proteína, suplementação com whey, etc. E na estética, dentro desse protocolo (Bioimpedância), eu também realizo o tratamento com a corrente russa”, comenta.
Na avaliação da Drª Jéssica, a corrente russa contribui para a tonificação muscular, garantindo que o corpo esteja firme e preparado para a rotina intensa de ensaios e desfiles – que pode durar entre 70 e 80 minutos ininterruptos.
A frente do seu consultório, Jéssica traz outros procedimentos que estão ganhando as ‘passistas’ e as ‘rainhas de bateria’ no preparo para o desfile. Entre os mais cobiçados, a biomédica esteta ressalva a toxina botulínica e bioestimuladores de colágeno, que possuem o papel de estimular a firmeza da pele e suavizar linhas de expressão.
O ‘peeling’ também é outra das escolhas mais procuradas, segundo Jéssica, que auxilia na textura e luminosidade – para aquele ‘glow-up’ frente às câmeras. Além de estabelecer um tratamento completo no corpo e rosto, o top 4 procedimentos que são apostas do Carnaval (drenagem linfática, peeling, bioestimuladores e botox) devem ajudar à manter o bumbum ‘durinho’ e empinado, ressaltando as curvas e devolvendo o brilho natural do rosto.
Pronta para os dias de desfile na Marquês de Sapucaí, Layza sustenta um corpo definido, mas com uma curiosidade: o ‘cardio’ passa longe da sua preferência. “É engraçado, mas eu não gosto de cardio, deixo ele só pra hora dos ensaios mesmo, que são três vezes, duas vezes na semana”, brinca. “O Carnaval sempre fez parte da minha infância, desde os meus três anos de idade. Levo essa cultura comigo, sigo viajando por vários países, através da ‘Mangueira’, com o samba. Isso faz parte da minha vida”, conclui a musa.
Por Antonio Anselmo
