
Closet duplo pode ser uma boa sugestão para evitar conflitos na hora de dividir o mesmo ambiente Foto: Acervo da Yutá Inc
Closet duplo na suíte do casal pode ser a solução para o fim das brigas por espaço
“Amar e respeitar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza…”. Mas na bagunça, não! Pois é, esse é um problema frequente entre casais brasileiros, conforme aponta um levantamento feito pelo Instituto Casal, organização especializada em estudos, pesquisas e disseminação de informações sobre relacionamentos e sexualidade humana. Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 700 pessoas casadas ou que estão em uniões estáveis, a falta de organização com os objetos pessoais e bagunça da casa são o principal motivo de pequenas brigas para 51% dos casais.
Um dos principais motivos para esses desentendimentos de quem compartilha o mesmo espaço é justamente a falta dele. Segundo a arquiteta Thalita Bessa, a ausência de um espaço devidamente organizado para ele e para ela pode sim gerar conflitos entre os casais. “Ter um espaço exclusivo e organizado conforme a necessidade de cada um significa que não haverá ou serão bem menores as discussões sobre quem ocupa mais espaço ou se os itens dela estão invadindo o espaço dele”, ressalta a arquiteta, que recebeu da Yutá Inc o desafio de projetar uma suíte master com uma divisão inteligente do closet, criando espaços independentes para o homem e para a mulher, no apartamento decorado de 122 metros quadrados do Synergia Bueno, recente lançamento da marca.
Em um espaço de 19 metros quadrados, Thalita e sua sócia, Mayara Lopes, criaram então dois closets, com divisões para ela e para ele, cada um com cerca de 4 metros quadrados para cada um. A projeção do ambiente foi um pedido da incorporadora, Yutá, para demonstrar o amplo espaço oferecido pelas suítes master do empreendimento.
As duas profissionais conseguiram levar organização, beleza e uma funcionalidade que respeita a individualidade e a rotina de cada um. “O closet duplo foi projetado de forma simétrica e equilibrada, garantindo praticidade para ambos os moradores. Além disso, o acesso direto ao banheiro a partir do closet facilita a rotina diária, tornando o ambiente ainda mais funcional”, salienta Thalita.
A arquiteta afirma que não é primeira vez que projeta um closet duplo para apartamentos e afirma que essa tem sido uma tendência crescente porque ajuda os casais a terem uma rotina mais organizada, prática e objetiva, em um contexto de um dia a dia agitado, típico das grandes cidades. E, embora o closet seja tradicionalmente associado à mulher, nos últimos anos, tem crescido o interesse dos homens por mais organização e estilo.
Anderson Aciolli, diretor da Yutá Inc, explica que o conceito do Synergia é que a casa seja um lugar de regeneração, um lugar onde a família tenha mais que um abrigo seguro e confortável. “Com a vida agitada das famílias, os imóveis ganharam a atribuição de restabelecer o equilíbrio interior de seus moradores. Por isso, cada detalhe pensado para minimizar estresses importaram para nós ao desenvolver o projeto”, comenta, ao ressaltar que o closet duplo é uma sugestão de uso do espaço, que é entregue sem divisões.
Estilo
Embora tenham uma mesma destinação, as arquitetas criaram diferenças pontuais para cada um dos closets no decorado que serve como sugestão para os compradores. “Em geral, a principal diferença entre um closet masculino e um feminino está na quantidade e tipo de itens a serem armazenados. O closet feminino tem mais divisórias, enquanto o masculino, é mais funcional e minimalista”, diz Thallita.
Para a marcenaria, elas escolheram tons médios de madeira e rica em compartimentos para armazenar desde pequenos acessórios, como brincos, colares, gravatas e meias; até espaços maiores para bagageiros e trajes mais longos como vestidos de festa e ternos. São três repartições com armários, gavetas e nichos, sendo uma repartição central que faz a divisa entre o closet feminino e o masculino. Para o fechamento do closet duplo, foram utilizadas portas de vidro reflecta, que conferiram um toque sofisticado ao espaço e reforçam a sensação de amplitude. “Uma suíte master com dois closets (masculino e feminino) agrega luxo e praticidade ao projeto, tornando o ambiente mais organizado e perfeitamente adaptado às necessidades do casal”, observa a arquiteta.
Um espelho de tamanho generoso, 2,50 metros de altura por um metro de largura, também delimita o ambiente dela e dele, trazendo uma alternativa inteligente para a otimização de espaço e contribuindo para a amplitude da própria suíte master. A charmosa iluminação indireta em sancas no teto junto com uma marcenaria mais clean reforçam a sensação de aconchego e acolhimento.
Vantagens para ambos
De acordo com Thalita Bessa, um closet duplo, separado para homem e mulher, pode trazer diversas vantagens para o dia a dia de um casal, tanto no que diz respeito à praticidade quanto à organização, e ela cita algumas. “Ele pode ter um espaço exclusivo para suas roupas, sapatos e acessórios, o que facilita a organização e o acesso rápido ao que precisa. Não precisa dividir o espaço com as roupas dela, evitando a bagunça. O homem pode manter seus itens de uso diário sempre à mão, sem precisar procurar ou desorganizar o armário dela. Isso economiza tempo, especialmente durante a rotina mais agitada do dia a dia, e claro, evita discussões”, diz a arquiteta.
Como as mulheres, em geral, possuem mais e variadas peças de vestuário, um closet só para elas permite que cada peça de roupa, acessório e sapato tenha seu próprio lugar, tornando a busca por itens mais eficiente, conforme explica a arquiteta Thalita Bessa. “Tem-se mais liberdade e controle. A mulher pode personalizar o espaço de acordo com suas preferências, sem se preocupar em ajustar às necessidades do parceiro. Ela tem mais privacidade e autonomia, pois o closet separado pode também oferecer um toque de privacidade, permitindo que cada um tenha seu espaço pessoal. Isso é particularmente importante para quem gosta de ter seu espaço individual, mesmo dentro do casamento”, lembra.
Por Raquel Pinho