Foto: ZDL Sports/Arquivo
Luisa Stefani segue fazendo história e decide o título do WTA Finals
Por Doro Jr. e Deborah Mamone
Luisa Stefani, número 1 do Brasil, segue fazendo história para o tênis brasileiro. Nesta sexta-feira (7), ela e a húngara Timea Babos se garantiram na decisão do WTA Finals, torneio com as oito melhores duplas do ano realizado em Riad, na Arábia Saudita e um dos cinco maiores do mundo, mais importante na fase final da temporada. A brasileira e a húngara derrotaram a dupla, até então invicta, da letã Jelena Ostapenko e a taiwanesa Su Hsieh, finalistas de Wimbledon e ambas dentro do top 10 mundial, por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 7/6 (7/5) após 1h44min.
Luisa se torna a primeira mulher brasileira na final da competição que fecha a temporada e só perde em importância para os quatro Grand Slams no ano. Ela iguala os feitos de Marcelo Melo, que foi vice-campeão duas vezes em 2014 e 2017 no ATP World Finals, torneio equivalente no masculino. Luisa tentará ser a primeira mulher brasileira campeã no evento. Somente Gustavo Kuerten levantou o troféu no torneio, em simples, em 2000 em Lisboa, Portugal.
"Estou muito orgulhosa de nós, foi uma partida muito dura, de muita luta no placar, um tipo de jogo diferente do que estávamos jogando nos últimos dias, um time diferente, elas têm ritmos e estilos distintos, mas nos mantivemos perto no placar, nos puxamos como um time no torneio todo até aqui, estou muito orgulhosa por ter avançado", disse a atleta patrocinada pelo Banco BRB, BRB Seguros, Parmalat Whey Fit e Slyce e que conta com os apoios da Liga Tênis 10, Bolsa Atleta, Head e JFL Living.
Stefani e Babos vão buscar o título neste sábado (8) contra a dupla vencedora do jogo entre a número 1 do mundo, a tcheca Katerina Siniakova com a americana Taylor Townsend e a dupla da belga Elise Mertens com a russa Veronika Kudermetova.
A final será a sexta da dupla que busca o quinto título. Stefani jogará sua maior decisão na carreira em dupla feminina e buscará o 14º caneco. Stefani e Babos somam quatro títulos no ano sendo três de WTA 500 em Linz, na Áustria, Tóquio, no Japão, e Estrasburgo, na França, e o SP Open, WTA 250 de São Paulo.
A campanha vai fazendo com que Luisa some 800 pontos no ranking e garanta a 14ª posição no ranking. Caso seja a campeã será a 13ª colocada.
Fonte: ZDL Sports
