Foto: Luciana Facciolla
Ilê Aiyê leva a força da cultura afro-baiana a encontro global que antecede a COP30
O primeiro bloco afro do Brasil, Ilê Aiyê, participou de um jantar promovido pela Bloomberg Philanthropies, realizado na Casa Brasil, no Rio de Janeiro, na noite da última terça-feira (4). O evento, que reuniu cerca de 120 convidados entre empresários, autoridades e representantes de finanças e negócios nacionais e internacionais, antecedeu a COP30 e integrou uma série de encontros internacionais voltados à sustentabilidade e às boas práticas ambientais, culminando na premiação que contou com a presença do príncipe William, herdeiro do trono britânico.
Com uma apresentação marcada por ritmo, ancestralidade e beleza, o Ilê Aiyê levou parte da Band’Aiyê e quatro das suas Deusas do Ébano, que encantaram o público com uma performance que exaltou a força da cultura afro-baiana. O grupo preencheu o ambiente com a energia e o som inconfundível do Curuzu, reafirmando seu papel histórico como símbolo da resistência e da valorização da identidade negra.
A presença do Ilê em um evento de alcance internacional reforça o reconhecimento de sua trajetória como um dos mais importantes embaixadores da cultura afro-brasileira. Levar o toque e o canto do Ilê Aiyê a um encontro global representa não apenas a celebração da arte e da ancestralidade, mas também o orgulho de ver a Bahia e a cultura negra em destaque em um dos principais palcos do diálogo mundial.
Por Tatiane Freitas
