
Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Intermarítima impulsiona crescimento do Porto de Salvador com novos investimentos
Com quase quatro décadas de atuação como o maior operador portuário e de logística integrada do Nordeste, a Intermarítima Portos e Logística S/A reafirma sua importância no desenvolvimento econômico da Bahia e do Brasil por meio de importantes investimentos no Porto de Salvador. Reconhecido como um dos mais estratégicos hubs logísticos do país, o porto vem consolidando sua posição de destaque, respondendo a um aumento expressivo no volume de operações e conectando o hinterland brasileiro com eficiência e inovação.
Fundamental para as transformações no terminal, a Intermarítima implementou avanços que aumentaram de forma significativa a capacidade operacional do cais comercial. Entre as melhorias, a modernização do terminal tornou possível a descarga simultânea de fertilizantes em duas embarcações, otimizando o fluxo de operação e reduzindo custos para a cadeia logística. Além disso, operações de barrilha – tanto a granel quanto em big bags – também foram agilizadas, ampliando o potencial de movimentação de cargas no local.
Os resultados refletem esses esforços. Nos últimos dois anos, o volume total de cargas gerais e de projetos movimentado pela empresa superou 100 mil toneladas. No comparativo entre agosto de 2024 e o mesmo período de 2025, o volume de importação de fertilizantes movimentado pela Intermarítima registrou um crescimento de 342,48%, atribuído sobretudo também ao "Projeto ZERO Fila na Bahia", que vem eliminando filas de navios no porto e reduzindo os custos de espera, posicionando o complexo de Salvador como um dos mais atrativos do país neste quesito.
“Com esses avanços, consolidamos um ambiente logístico que não apenas gera eficiência, mas também atrai embarcações que antes optavam por portos congestionados. Estamos contribuindo diretamente para fortalecer o papel da Bahia como um polo estratégico logístico para o Brasil, promovendo crescimento e desenvolvimento econômico”, destaca Joelson Xavier, Diretor Comercial e de Novos Negócios da Intermarítima.
Por Luana Oliveira