
Foto: Divulgação
CETRAS BAMIN resgata e reabilita ave que ganhará um novo lar em Foz do Iguaçu
O trabalho de resgate e reabilitação da fauna realizado pelo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da BAMIN (CETRAS BAMIN) acaba de escrever mais um capítulo de sucesso na conservação da biodiversidade brasileira. Uma ave resgatada em Uruçuca (BA) pela equipe de resgate de fauna e flora da BAMIN - trabalho que integra as ações ambientais da empresa que é responsável por projetos de mineração e logística no estado - foi transferida para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), referência continental em conservação.
O protagonista desta história é uma ave classificada como vulnerável dentro dos critérios da International Union for Conservation of Nature (IUCN), conhecida como tiriba-de-orelha-branca (Pyrrhura leucotis), encontrado em Uruçuca, no Sul da Bahia, no trecho onde passarão os trilhos do trecho I da Ferrovia Oeste Leste (FIOL I). Ele chegou ao CETRAS BAMIN em novembro de 2024, em condição de vulnerabilidade. Depois de receber tratamento veterinário, cuidados especializados e reabilitação no centro, estava pronto para um destino definitivo em programas de conservação.
Com apoio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e do programa Avião Solidário da LATAM, a ave pôde viajar em segurança até o Paraná. O transporte aéreo reduziu o tempo de deslocamento de vários dias em estrada para poucas horas de voo, garantindo o bem-estar dos animais.
O tiriba integrará as ações de conservação da espécie no Parque das Aves. De acordo com o gerente de Licenciamento e Controle Ambiental da BAMIN, Guilherme Ferreira, a chegada dessa ave ao Parque é a prova de que as ações ambientais da empresa têm impacto real na proteção de espécies ameaçadas e no fortalecimento dos ecossistemas brasileiros. "O nosso trabalho mostra, na prática, como é possível conciliar grandes projetos de infraestrutura com a proteção da biodiversidade. Cada animal resgatado e reabilitado representa não apenas uma vida preservada, mas também um avanço no nosso compromisso com a conservação ambiental e com as comunidades onde atuamos", celebra.
Compromisso da BAMIN com a fauna
O CETRAS BAMIN foi criado para atender animais silvestres resgatados nas regiões próximas às áreas onde a BAMIN atua, especialmente ao longo da obra da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e próximo ao Porto Sul. O centro atua na triagem, tratamento e reabilitação de animais vítimas de tráfico, atropelamentos, acidentes ou encontrados em áreas de risco. Sempre que possível, os animais são devolvidos ao habitat natural.
Além do atendimento clínico e da reabilitação, o CETRAS BAMIN também desenvolve ações educativas com comunidades locais, fortalecendo a conscientização ambiental e a proteção da fauna. A iniciativa reflete o compromisso da empresa em integrar o desenvolvimento de infraestrutura com a preservação da biodiversidade.