
Foto: Divulgação
Campos do Jordão Design Festival celebra terceira edição com programação inédita e destaque internacional
Com a realização da terceira edição do Campos do Jordão Design Festival (CJDF) entre os dias 18 e 21 de setembro, a cidade mais alta do Brasil se consolida mais uma vez como palco do design brasileiro. O evento, idealizado pela curadora e artista plástica Carmem Alvim, transforma Campos do Jordão em um grande hub criativo, reunindo arquitetos, designers, artistas, paisagistas, acadêmicos e público qualificado em uma programação que une cultura, arte, inovação e natureza.
Em quatro dias de festival, os visitantes podem acompanhar lançamentos de mobiliário, talks com grandes nomes do design brasileiro, painéis sobre hotelaria e retrofit, além de experiências musicais e gastronômicas. A programação gratuita integra espaços históricos, hotéis, parques e museus, reforçando o compromisso do evento com a diversidade cultural e a valorização da Serra da Mantiqueira.
A edição deste ano também reforça a importância do retrofit como forma de preservar e inovar. Desde o portal da cidade, revitalizado e pintado em tons de verde, até o Espaço Cultural Dr. Além, que passou por retrofit e agora recebe painéis sobre hotelaria e renovação, a cidade mostra como o design pode fomentar experiências no bem receber.
Entre os destaques deste ano está o Museu CARDE (Carro, Arte, Design e Educação), que recentemente representou o Brasil em um evento internacional nos Estados Unidos e agora integra o festival com uma visita guiada conduzida pelo cenógrafo e arquiteto Gringo Cardia. O espaço reforça o compromisso do festival em conectar o design brasileiro ao cenário global. O CARDE é uma atração paga e os ingressos estão disponíveis para venda.
Exemplos da combinação entre tradição e inovação aparecem em diferentes espaços do festival: o Hotel Toriba, já um ícone da cidade, apresenta as suítes suspensas, também chamados de “Ninhos”; a Pousada Figueira da Serra recebe os irmãos Fahrer para assinar uma suíte exclusiva com design autoral contemporâneo; e o Hotel Ort, inaugurado sob o conceito de retrofit, abre suas portas, preservando sua arquitetura histórica.
Para Carmem Alvim, idealizadora e curadora do evento, “a cada ano, o Campos do Jordão Design Festival reforça sua missão de mostrar que o design pode transformar cidades, preservando a memória e apontando para o futuro. E é nesse equilíbrio entre história e inovação que encontramos novas formas de acolher e criar.”
Entre os lançamentos, o Hotel Ort, recebe o arquiteto e designer Victor Ortiz, que apresenta uma coleção inédita de mobiliário em parceria com Leinemann. Reconhecido internacionalmente, com atuação em São Paulo e Nova York, Ortiz traz uma abordagem que alia inovação, sustentabilidade e tecnologia a uma visão sensível e contemporânea do espaço.
Assim como nas edições anteriores, o CJDF promove uma ocupação urbana inteligente, dividida em HUBs temáticos que valorizam o patrimônio histórico, a natureza, a arquitetura e a hospitalidade da cidade. Cada hub oferece uma programação exclusiva, em diálogo com seu contexto e características, criando uma rede de experiências.
Programação oficial
A abertura acontece no dia 17 de setembro, em cerimônia exclusiva no Hotel Quebra Noz. A partir do dia 18, o festival abre ao público com atividades gratuitas e guiadas em ícones de Campos do Jordão, como o Boulevard Geneve, que celebra 40 anos em 2025, o histórico Hotel Toriba e o revitalizado Hotel Ort.
Talks, lançamentos e painéis compõem a agenda, com temas que vão de retrofit de patrimônio histórico à novas cores e tendências do design. Entre os convidados estão Eduardo Srur, Flavia Rudge Ramos, Sérgio e Jack Fahrer, Marcelo Teixeira, Ângelo Derenze, além de representantes do design autoral contemporâneo.
O festival também promove visitas exclusivas às suítes suspensas “Ninhos” e aos jardins do Hotel Toriba, conduzidas por especialistas, e uma visita guiada ao Auditório Claudio Santoro e ao Museu Felícia Leirner, com mediação do gestor Frederico David. Na mesma linha, a arquiteta e urbanista Flavia Rudge Ramos conduz uma atividade no Toriba dedicada aos afrescos do artista Fulvio Pennacchi. O Hotel Ort, por sua vez, abre suas portas revitalizado e com visita guiada pelo arquiteto e designer de interiores Sidney Oliveira, destacando seu processo de retrofit.
No Espaço Cultural Dr. Além, o festival promove dois painéis: “Hotelaria x Inovação”, e “Retrofit: Revitalização | Renovação”, com mediações de Thais Lauton (Casa e Jardim), Sandra Leise (Revista Decorar) e participações de Fabio Izar (Secretario de Turismo de Campos do Jordão), Cissa Gomes (presidente nacional da ABD), os jornalistas Sergio Zobaran, Eleone Prestes e os designers Sosô Vilela, Rapha Preto e Mariana Prestes.
Outro destaque é a 2ª Mostra de Mobiliário Brasileiro Contemporâneo, que ocupa a cidade de 18 a 28 de setembro, reunindo peças de design nacional em um panorama atual e diversificado. No Hotel Ort, acontece também o lançamento da coleção de mobiliário assinada por Leinemann | Ortiz, em um talk exclusivo.
O festival também contempla música e experiências culturais, com o Jazz Festival no Hotel Savoy e o show de encerramento no restaurante ART BBQ, e reúne gastronomia e design em um cenário singular.
Encerrando a programação, a Coral apresenta a Cor do Ano 2026 no Hotel Boutique Quebra-Noz, reforçando o diálogo do festival com as tendências globais do design.
A realização desta edição conta com o apoio master da Coral e da IMAB, com o apoio do Shopping D&D e o apoio institucional da Secretaria de Valorização da Cultura, COMTUR, Governo Municipal “Campos um Novo Tempo”, Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), SP para Todos e Secretaria de Turismo e Viagem de SP.
Serviço
Campos do Jordão Design Festival – 3ª edição
Campos do Jordão – SP
De 18 a 21 de setembro de 2025
Sobre o Campos do Jordão Design Festival
O Campos do Jordão Design Festival é um evento urbano de quatro dias que celebra o melhor do design e da arquitetura em Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil. Idealizado por Carmem Alvim, curadora, artista plástica e empresária de comunicação, o festival transformou a cidade em um centro de criatividade e inovação desde sua primeira edição. Com exposições, palestras e experiências imersivas, o evento atrai especialistas em design, mídia especializada e um público qualificado, destacando o potencial criativo da região. Em 2025, a terceira edição do festival acontece de 18 a 21 de setembro, trazendo um conteúdo rico sobre arquitetura, design e cultura para a cidade. Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do festival.
Por Gabriel Teixeira