.jpeg)
Foto: Laila Andrade
Consultoria de imagem surge como ferramenta de empoderamento para empreendedores negros
Em 2025, as buscas por consultoria de imagem atingiram o maior patamar da década, segundo a plataforma Google Trends. Apesar do crescimento expressivo e da movimentação do setor, os empreendedores negros ainda são os que menos têm acesso a soluções estratégicas alinhadas às suas referências estéticas, culturais e técnicas.
Nesse contexto, empresas comprometidas em responder a essa demanda surgiram com a proposta de oferecer soluções estratégicas, trazendo posicionamento competitivo, diferenciação e gestão de reputação. É nesta lacuna que despontam modelos disruptivos e validados pelo mercado, como a Pittaco Consultoria, liderada pela relações-públicas Cáren Cruz e investida no Shark Tank Brasil. Ao unir estética preta, tecnologia e estratégia de comunicação, a empresária investe em reposicionar a imagem como ferramenta de poder econômico e autorreferência.
Fugindo dos moldes da consultoria tradicional, a CEO da Pittaco Consultoria aposta desde 2009 na visibilidade, democratização do acesso e comunicação estratégica voltada ao empoderamento da estética preta. Quase quinze anos após sua fundação, a Pittaco consolidou sua assinatura em consultoria identitária, formação e soluções digitais, combinando tecnologia, comportamento e ancestralidade. Sua atuação no mercado, inclusive, já alcançou marcas como Itaú Mulher Empreendedora, CAIXA, Fábrica Cultural, Salvador Shopping, TVE, Governo da Bahia e Sebrae.
“Em suma, a Pittaco é mais do que uma consultoria; é um portal de conteúdo para autoconhecimento, empoderamento e liderança, dedicado a mudar a narrativa em torno da imagem das pessoas negras no cenário empresarial. Nossa missão é nítida: proporcionar a essas pessoas as ferramentas para construir uma imagem que seja tão grandiosa quanto suas aspirações e tão impactante quanto suas ideias potentes no mundo”, explica Cáren.
Atualmente, a empresa oferece diagnósticos de imagem e comportamento; análise de coloração pessoal; curadoria e ressignificação de guarda-roupa; planejamento estratégico para empreendedoras; além de mentorias, workshops e cursos como “Vejo Cores em Você” e “7 Dias do Vestir”. A marca também desenvolveu soluções digitais próprias, como a Pittaco Academy – startup de imagem e comunicação com foco em pessoas negras de negócios.
Com um time de seis colaboradores nas áreas de comunicação e tecnologia, a Pittaco conta com um corpo societário que inclui Vitta Régis, diretor de operações; e as investidoras Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa, que passaram a integrar a empresa após a participação de Cáren Cruz na 9º edição do Shark Tank Brasil.
Liderado por uma das poucas mulheres negras da Bahia à conquistar aporte em rede nacional do Shark Tank, a Pittaco Consultoria reafirmou seu compromisso com o reposicionamento visual de empreendedoras negras que, historicamente, foram excluídas das narrativas dominantes da moda e do empreendedorismo. “Não é sobre trends, pois elas são passageiras. A missão da Pittaco é transformar a maneira como as pessoas negras se veem e são vistas no mundo. Trata-se de criar um novo imaginário estético e cultural sobre a imagem das pessoas negras, onde elas mesmas são autoras e protagonistas dessa construção”, conclui.
Por Glaucia Pinheiro