
Foto: Divulgação
WDC Networks anuncia abertura de escritório na China para ampliar suas operações logísticas
Dando mais um passo na expansão de suas operações, a WDC Networks – distribuidora de tecnologia que atua nos segmentos de Telecomunicações, Áudio & Vídeo Profissional, Cibersegurança, Infraestrutura de Redes, entre outros segmentos – anuncia abertura de filial na cidade de Shenzhen, na China. Essa é a quarta unidade da empresa fora do Brasil, somando-se aos Estados Unidos (2018), Colômbia (2019) e Panamá (2019).
A internacionalização da companhia teve início em 2018 visando atender à crescente demanda por redes de fibra óptica no mercado de internet banda larga, segurança eletrônica e para responder aos desafios logísticos. Mais tarde, em 2023, a WDC Networks direcionou novos investimentos para o mercado latino-americano inaugurando escritório com showroom próprio na Colômbia com o objetivo de fortalecer sua operação na região e melhor atender às oportunidades no segmento de painéis de LED e cibersegurança naquele país.
Eficiência Operacional
A proposta da nova subsidiária da WDC na China é ampliar sua eficiência operacional, uma vez que a maioria dos produtos no atual portfólio da companhia é fabricada naquele país. A presença local vai permitir aprofundar as parcerias existentes, prospectar novos fabricantes e negociar melhores condições comerciais e de entrega, fortalecendo sua cadeia de suprimentos e ofertando maior flexibilidade logística.
Entre as facilidades possíveis com a atuação em Shenzhen está a importação direta de produtos que os clientes brasileiros e colombianos poderão realizar, usufruindo condições comerciais diferenciadas como otimizações tributárias e logísticas específicas de cada operação. Tais medidas serão particularmente relevantes no segmento de Telecomunicações, Retail Media e Data Centers, entre outros.
“A criação da subsidiária na China é mais um passo importante na expansão dos negócios de olho nas oportunidades de incrementar o portfólio, buscando novas tecnologias para os segmentos de maior crescimento, como Data Centers, Redes Privadas, Energia Crítica e Retail Media. A China tem um ecossistema muito amplo de soluções que podem completar nossas ofertas. Somado a isso, vamos otimizar nossa operação logística, usufruindo de melhores preços de armazenagem, transporte e importação direta”, afirma Vanderlei Rigatieri, CEO e fundador da WDC Networks.
Flexibilidade logística
O início das atividades do novo escritório da WDC no país asiático faz parte da estratégia de longo prazo da companhia de fortalecer sua cadeia de suprimentos e oferecer maior flexibilidade logística a seus clientes, dentro e fora do Brasil. Em março, a empresa inaugurou um novo Centro de Distribuição na Região Sul, em Itajaí (SC), e em breve abrirá nova unidade no Sudeste.
Em ambos os casos, o recebimento e nacionalização do frete marítimo acontece em porto local para melhores condições fiscais e aceleração de entregas de produtos de Telecom para provedores regionais de internet, diminuindo prazos de entrega de cinco dias para 48 horas, por exemplo. Antes, todos os procedimentos alfandegários e entregas partiam das unidades de Salvador ou Ilhéus (BA), onde está a sede da WDC, sua principal fábrica e centro de distribuição.
Por Mariana Lima