
Foto: Divulgação IA
Tratores tornam mais eficientes os manejos da pecuária leiteira
Reconhecida como a Capital Nacional do Leite, a cidade de Castro, no Paraná, se prepara para receber mais uma edição do Agroleite. A feira, que se consolidou como uma vitrine da tecnologia voltada à cadeia leiteira da América Latina, celebra neste ano seu 25º aniversário com uma edição histórica, reunindo inovações e as principais tendências do setor. Ao todo, mais de 360 marcas estarão presentes.
Entre os destaques da feira está a LS Tractor, fabricante sul-coreana com coração brasileiro, que mais uma vez leva ao evento toda a sua tecnologia voltada para produtores de diferentes perfis. Neste ano, a empresa apresentará dois lançamentos recentes: o MT4.70 e o MT2.27E.
O modelo MT4.70 apresentado ao mercado brasileiro em maio deste ano, se destaca por ser o SUV dos tratores, um verdadeiro utilitário e fabricação nacional. Projetado para atender aos mais variados desafios do campo em pequenas, médias e grandes propriedades, o modelo combina, tecnologia e eficiência operacional, com o menor consumo combustível da categoria. Equipado com motor LS Diesel de 4 cilindros e potência de 62 cv, apresenta um excelente torque e 11% a mais de reserva de torque em relação à média dos principais concorrentes.
Disponível nas versões com cabine original de fábrica ou plataformado (Rops), o modelo está equipado com a transmissão LS de 32 marchas à frente e 16 à ré, reversor sincronizado e super redutor integrado. Sistema hidráulico com válvula de vazão variável com ajuste de 0 à 35 litros/minuto. “Essa é uma excelente oportunidade para o produtor modernizar sua frota com um equipamento moderno, que oferece a maior eficiência operacional do mercado, 50% superior aos seus concorrentes, redução de custos e muito mais conforto para o operador”, destaca Astor Kilpp, consultor de produto da LS Tractor.
Para os produtores familiares, a marca apresenta o MT2.27E, trator de pequeno porte, porém robusto e ideal para mecanizar propriedades que ainda não contam com soluções mais eficientes. O novo modelo conta com motor LS Diesel de três cilindros e 25 cv, transmissão LS de 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor sincronizado. “Esse conjunto tecnológico garante ótimo desempenho, um trator de pequeno porte projetado para o uso intensivo, excelente conforto operacional e um baixo índice de consumo de combustível”, afirma Kilpp.
Versatilidade em campo
De acordo com Fernando Tadeu Aleixo, coordenador de vendas da concessionária Korea, de Ponta Grossa (PR), o modelo MT2.27E é ideal para produtores de leite e estará disponível na feira em uma versão demonstrativa, equipada com raspa frontal, muito utilizada na pecuária leiteira. “Os visitantes poderão ver de perto a funcionalidade do trator em operações típicas do dia a dia da atividade leiteira”, explica o especialista.
O MT2.27 também possui motor LS, diesel de 3 cilindros, TDP independente com acionamento eletro-hidráulico e transmissão de 12 marchas à frente e 12 à ré, com torque de 76,3 Nm. O sistema hidráulico de três pontos tem capacidade de levante de 820 kg, o maior da categoria, o que garante desempenho superior em diversas tarefas. “Toda a nossa linha de tratores até 80 cv é elegível para financiamento pelo programa Mais Alimentos, com juros mais atrativos para o produtor rural”, ressalta Aleixo, são 11 modelos de 25 até 80 cavalos.
Segundo ele, a expectativa para o evento é bastante positiva, especialmente diante da retomada do crédito rural. “O público da região, em sua maioria descendente de holandeses e alemães, tem forte perfil inovador. O Agroleite é o principal evento leiteiro do nosso estado, e os visitantes vêm em busca de lançamentos e tecnologia. Com a liberação de crédito, acreditamos em um volume expressivo de negócios durante a feira”, finaliza.
Por Kassiana Bonissoni