
Foto: Taylla de Paula/Arquivo O Candeeiro
OSBA interpreta sinfonia de Bruckner em concerto gratuito neste domingo (03/08) no Santuário Nossa Sra. de Fátima
Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresenta uma nova edição do concerto #Brucknerwaves neste domingo, dia 03 de agosto, com entrada gratuita - sujeita à lotação do espaço. O evento acontece às 11h, com acesso do público liberado a partir das 10h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a Orquestra interpretará a Sexta Sinfonia de um dos principais compositores do Romantismo, o austríaco Anton Bruckner (1824-1896).
Bruckner está entre os maiores nomes da música sinfônica, e influenciou compositores de música popular mundial e de trilhas cinematográficas, como John Williams de “Guerra nas Estrelas” e “Harry Potter”. Até mesmo quem acha que nunca ouviu Anton Bruckner, talvez já tenha se conectado com o impacto da sua música em outros contextos e agora tem mais uma oportunidade de viver essa experiência junto à OSBA.
“A sensação de ouvir Bruckner é sempre um mergulho. Um abismo de espiritualidade, arquitetura sonora e fé. Essa Sexta Sinfonia tem algo de revelação íntima. Ela pulsa com contrastes vivos e momentos de quase dança se alternam com abismos orquestrais profundos. É Bruckner dizendo: ‘eu também sou humano’”, comenta o maestro Carlos Prazeres.
Esta é a segunda edição do projeto #Brucknerwaves no Santuário Nossa Senhora de Fátima. O local tem recebido muito bem os concertos da OSBA, se tornando uma espécie de “ritual domingueiro, um ponto de encontro entre a música, a arquitetura e a escuta generosa que só o clima das manhãs de domingo parecem permitir”, como afirma o maestro.
A apresentação deste domingo faz parte da Série Manuel Inácio da Costa, que leva a OSBA a igrejas de Salvador. O local do concerto também possui estacionamento gratuito, sujeito à lotação do espaço.
SOBRE A OSBA: A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) foi criada em 30 de setembro de 1982 e faz parte do corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em abril de 2017, seu processo de publicização foi consolidado, passando a ser gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), uma entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS). A OSBA continua sendo um corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
03/AGO – OSBA EM: SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA | #BRUCKNERWAVES
Horário: 11h (acesso do público a partir das 10h30)
Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira) - Garcia
Regência: Carlos Prazeres
Entrada: Gratuita - sujeita à lotação do espaço
Programa:
BRUCKNER – Sinfonia nº 6 em Lá Maior, WAB 106
Fonte: Ascom/Osba