
Foto de Matheus dos Anjos
Concertos da Orquestra NEOJIBA Conecta e do Coro Juvenil do NEOJIBA celebram integração global pela música e encerram segunda edição do projeto
Música de qualidade, gratuita e para todos os públicos dão o tom da semana de encerramento do programa NEOJIBA Conecta. Nos dias 2 e 3 de agosto, integrantes do NEOJIBA e participantes do NEOJIBA Conecta vão se reunir em três apresentações abertas ao público.
No domingo, dia 3, às 11h, o Todo Domingo no Parque recebe diversos grupos de música de câmara para um recital que tem no repertório obras de Beethoven, Schubert, Mendelssohn, Dvorak e Franz Danzi.
Nos dias 2 e 3 de agosto, a partir das 19h, a Orquestra NEOJIBA Conecta e o Coro Juvenil com convidados do NEOJIBA Conecta se apresentam no Teatro Salesiano.
Concertos com repertório da América Latina e da África no Teatro Salesiano
No dia 3, domingo, a orquestra acompanhará a cantora brasileira de ópera Josy Santos, que participará da apresentação de três árias da famosa ópera “Carmen”, de Georges Bizet.
No sábado e no domingo, a orquestra também apresentará “Tango Batuque”, de Luciano Gallet, “O Boi no Telhado”, de Darius Milhaud, “Danzón nº 8”, de Arturo Marquez, “Dança Fantástica”, de Enrique Soro e “Abertura Cubana”, de George Gershwin.
Já o repertório do coro inclui “Oração Xhosa”, de Ndikhokhele Bawo com arranjos de M. Mabuza, “Tradicional Isizulu”, de Inkosi Namandla com arranjos de M. Barrett, “É doce morrer no mar”, de Dorival Caymmi (arranjo de E. Widmer), “Kutwanana ka vusokoti”, (arr. E. F. Chissano), “Adios nonino”, de Astor Piazzolla (arr. N. Zadoff), “Ofulu lorerê”, de Osvaldo Lacerda, “Baba Yetu”, de Christopher Tin, e “Danzón 8“, de Arturo Marquez.
O Coro Juvenil do NEOJIBA terá a presença de quatro cantores intercambistas do NEOJIBA Conecta e será regido por Lucie Barluet.
Orquestra NEOJIBA Conecta
A Orquestra é formada por integrantes da Orquestra NEOJIBA e por 26 jovens músicos de 7 países da África e América Latina que chegaram a Salvador no dia 21 de julho para a segunda edição do NEOJIBA Conecta. A orquestra terá regência de Vinicius Jaloto e de Yuri Azevedo.
Os eventos são abertos ao público e a entrada é gratuita.
Integração entre ensinar e aprender
As apresentações marcam o encerramento do NEOJIBA Conecta 2025. Ao todo, entre 21/07 e 03/08, terão sido 15 dias de aprendizados e trocas culturais intensas entre intercambistas e integrantes do NEOJIBA.
Na próxima semana, última do projeto, estão previstas várias atividades e apresentações: na segunda-feira (28), os intercambistas participam de uma oficina de composição com Jamberê Cerqueira, coordenador pedagógico de tuba e linguagem musical do NEOJIBA.
Na terça (29) e na quarta-feira (30), os participantes do Conecta fazem apresentações nos núcleos de prática musical Mata Escura, Centro Educacional Santo Antônio (Simões Filho), Lauro de Freitas, SESI, Bairro da Paz e Nordeste de Amaralina.
Educação sem fronteiras, pela música
O NEOJIBA Conecta foi idealizado por Ricardo Castro, diretor-geral do NEOJIBA, a partir de um compromisso assumido durante a Academia de Orquestras Latino-Americanas no Teatro del Lago, Chile, em 2024. Inicialmente voltado à América Latina, o projeto foi ampliado para a África, fortalecendo laços culturais e educativos entre países do Sul Global.
A primeira edição reuniu 30 jovens de Angola, Chile, Colômbia, Equador, Moçambique e Peru, provenientes de iniciativas de destaque como Iberacademy, Sinfonía por el Perú, Orquestra Sinfónica Kaposoka e Xiquitsi - este último, projeto moçambicano criado pela oboísta e ex-ministra da Cultura Eldevina Materula, inspirado no próprio NEOJIBA.
Por Beatriz Menezes