
Foto: Divulgação/Magenta S
Um alerta sobre os impactos de abusos e negligências na infância
Protagonista de O peso do silêncio, Madalena lida com uma série de tragédias repentinas que impactam sua família, a mais tradicional de uma cidade no interior de Minas Gerais. Após a mãe abandonar os filhos por causa de um casamento conturbado e o pai falecer de uma doença, ela e os três irmãos caçulas se tornam órfãos. Sem a chance de escolher o próprio futuro, os quatro são separados e passam a morar com diferentes pessoas da região.
A obra escrita por Maria Tereza Alvim foca nas histórias dessas crianças que se tornam alvos de inúmeras violências. Os mais novos sofrem maus-tratos psicológicos e físicos das famílias adotivas, enquanto a primogênita enfrenta abusos sexuais do homem com quem é obrigada a viver. Assustada, ela confidencia o problema a uma amiga, mas não sabe o que fazer porque seu abusador detém grande influência entre os moradores. Com poucas alternativas, os irmãos fogem da cidade sem deixar rastros.
A narrativa é dividida em duas perspectivas: a da melhor amiga de Madalena, que mostra os impactos do vazio existente depois do desaparecimento; e a da própria personagem principal, ao relatar as experiências quando encontra um novo lar. À medida que são acolhidos por uma mulher gentil, tragédias continuam a acontecer ao redor dos jovens.
Eu já não tinha muita razão para sorrir e não escondia isso de ninguém, mesmo assim acabei caindo nas graças da Mirtes. Não ligava para mais nada, e, para mim, pouco importava o tempo que teríamos que passar naquele posto de gasolina. Tudo parecia melhor do que a vida que estávamos vivendo em Santo Antônio. Mas confesso que também havia gostado da Mirtes logo de cara. Aquela matrona sabia como cativar as pessoas e sempre tinha uma palavra carinhosa para me tirar do meu estado de apatia. (O peso do silêncio, p. 43-44)
Com essa publicação, a autora busca dar visibilidade a situações comuns em todos os lugares do Brasil, mas que costumam ser guardadas em silêncio pela sociedade. Para mostrar como esses traumas nunca são esquecidos, passado e presente se entrelaçam no livro e revelam as dificuldades vividas pelos personagens em diferentes momentos devido à violência.
Mais que um alerta sobre as consequências dos maus-tratos contra crianças, o livro ressalta a importância de ressignificar os conceitos de família e o poder do acolhimento para curar a dor. Maria Tereza Alvim explica: "meu propósito é abordar temas sensíveis de forma fictícia, reflexiva e com impacto emocional. Quero criar narrativas para dar voz a experiências humanas, mesmo que sejam dolorosas, promovendo a conscientização”.
FICHA TÉCNICA
Título: O peso do silêncio
Subtítulo: Revelações de histórias que nunca foram esquecidas
Autora: Maria Tereza Alvim
ISBN: 978-65-5074-192-1
Páginas: 122
Preço: R$ 42,50 (físico) | R$ 25,80 (e-book)
Onde comprar: Amazon
Sobre a autora: Apaixonada por arte e literatura, Maria Tereza Alvim é escritora, contadora de histórias e artesã. Mineira criada no interior, trabalhou por décadas como secretária e redatora no Palácio dos Despachos do Governo do Estado de Minas Gerais. Também foi assessora-interina de imprensa na Prefeitura de Viçosa. Viúva e mãe de três filhos, aprendeu a ressignificar cada fase da vida com resiliência e leva esses conhecimentos para a escrita. Agora, estreia como romancista com o livro O peso do silêncio.
Por Luísa Lacombe