
Foto: Jairo Goldflus
Alex Atala, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca se juntam à Chef Solange Borges na 4ª edição do Festival do Dendê
Com o compromisso de valorizar e reconhecer a importância da culinária e cultura afro-brasileira na gastronomia, acontece entre os dias 12 e 16 de março, em Camaçari (BA), a 4ª edição do Festival do Dendê. O evento, que se consolida como um dos principais encontros gastronômicos e culturais do estado, traz para este ano uma programação ainda mais intensa, com a participação de chefs renomados, visita a quilombos, jantares exclusivos e encontros com produtores locais.
Sob idealização da Chef Solange Borges, por meio do projeto Culinária de Terreiro, o Festival do Dendê é um encontro cultural e gastronômico que conecta a riqueza ancestral da Bahia com debates contemporâneos sobre sustentabilidade, empoderamento feminino e valorização da cultura local. Em seu quarto ano, o evento já se consolidou como um marco no fortalecimento de comunidades locais, a exemplo da Agrovila Pinhão Manso, em Camaçari (BA), que, por meio de ações contínuas tem alcançado a promoção de desenvolvimento econômico, social e cultural.
Professora e idealizadora do festival, a chef Solange Borges destaca a importância da iniciativa na preservação e fortalecimento da cultura e culinária afro-brasileira. “Este não é um projeto fácil, são muitos desafios que estamos superando, mas só enfrentando eles conseguimos viabilizar nossos saberes, visibilizar nossa cultura. Então, nós estamos chegando à quarta edição com uma temática voltada para a ancestralidade e inovação, fortalecendo a gastronomia e cultura afro-brasileira, de raízes locais, valorizando também a produção do dendê, trazendo à tona sua importância cultural, econômica e histórica. Além disso, por meio do evento conseguimos estimular o empreendedorismo local, em especial o feminino e negro. Vai ser um evento muito bonito, com cinco dias de programação intensa”, comenta.
Para 2025 o Festival do Dendê conta com uma programação diversa, que une gastronomia, empreendedorismo, sustentabilidade e arte. O objetivo é celebrar e impulsionar as potencialidades do dendê e de outros insumos regionais, transformando o evento em uma referência para o Brasil e para o mundo.
Para isso, o evento traz a Camaçari a participação de chefs de cozinha locais e nacionais que se juntam a Chef Solange Borges, a exemplo do chef Alex Atala, primeiro a ter duas estrelas Michelin no Brasil. Alex comanda o D.O.M., um dos restaurantes autorais mais premiados do país, que acaba de completar 25 anos, e o Dalva e Dito, que apresenta e interpreta a gastronomia nacional tradicional com todos seus brasileirismos há 15 anos.
Com um time de estrelas da gastronomia, o Festival receberá também as companhias de Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, premiada dupla que comanda o Grupo Origem, em Salvador, e que inclui os restaurantes Gem, Ori, Segreto, Omí, Origem e Fera Rooftop. Ao longo da carreira, o chef Fabrício Lemos foi eleito “Chef do Ano” pela Revista Veja Comer & Beber Salvador, em 2014; e Chef Revelação do Brasil pela Revista Prazeres da Mesa, em 2015. Já Lisiane foi eleita a melhor chef-pâtissière do Brasil pelo prêmio Melhores do Ano 2019 e ‘Chef- Pâtissère do Ano’, pelo ‘Prêmio Melhores da Gastronomia’, em 2023, premiações da Revista Prazeres da Mesa.
Além de Atala, Lemos e Arouca, a 4ª edição do Festival do Dendê conta também com as presenças de nomes como o Chef Léo Modesto, Projeto MANIUA Cozinha; Chef’s Katrin e Dante Bassi, Restaurante Manga; Chef Tcris (Theresa Cristina), Trivial Gourmet; Chef Eliane Dias, Origem; Chef Peu Mesquita, Lafayette e Vona SSA; Chef João Victor, docente de gastronomia do SENAC; Chef Idolo Giusti, Cozinha Ancestral e uso sustentável da natureza; Chef Lourence Alves, docente da UFBA, Chef Rodrigo Brito, Matuto Fire, Chef Mariana Silva, docente de gastronomia do SENAC; Chef Jônatas Bomfim, pesquisador e mobilizador social; além dos Chef’s Maiara Luz e Rafael Oliveira, da Oxebah Gastronomia.
Um experiência imersiva
Em constante crescimento, neste ano o Festival do Dendê traz a Feira de Saberes e Sabores, em que o público poderá acompanhar estandes com artesanato local e biojóias, além da exposição e venda de produtos regionais como dendê, mel, licuri, cacau, dentre outros; aulas-show e oficinas, com demonstrativos culinários com chefs e workshops sobre práticas sustentáveis, fitoterapia e empreendedorismo feminino; experiências gastronômicas, a partir de degustações exclusivas de receitas tradicionais, releituras criativas e jantar temático assinado pelos chefs para convidados; painéis e palestras, com debates sobre gastronomia, cultura alimentar, sustentabilidade e estudos de caso sobre o impacto econômico da cadeia produtiva do dendê; e apresentações culturais de artistas locais, exaltando a ancestralidade baiana e o reconhecimento histórico.
Em sua programação, o Festival também oferece ao público experiências interativas voltadas para a valorização dos ingredientes nativos, destacando a diversidade dos biomas baianos e suas influências na culinária, trazendo à tona sabores autênticos e fortalecendo técnicas ancestrais de preparo.
Durante os dias de festival, estarão reunidos chefs de cozinha, pesquisadores, estudantes de gastronomia, comunidades locais e regionais interessadas em compartilhar e consumir cultura, turistas nacionais e internacionais, profissionais de mídia e influenciadores especializados em cultura, turismo e gastronomia, além de empresas que valorizam a gastronomia, sustentabilidade e iniciativas de impacto social.
Uma realização do Projeto Culinária de Terreiro, que tem base na Agrovila Pinhão Manso, o Festival do Dendê conta com apoio cultural da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), importante instrumento para garantir a viabilidade do evento e criar um impacto cultural e econômico significativo para a região.
Conheça a programação
-
Dias 12 e 13 de março (quarta-feira e quinta-feira), das 9h às 16h - abertura do Festival do Dendê (dia 12), realizada na comunidade Agrovila Pinhão Manso, com recepção para os chefs de cozinha participantes e experiências gastronômicas. A atividade tem 20 vagas para o público, com venda de ingressos realizada no site oficial do evento. Dia 13, o Festival segue na Agrovila Pinhão Manso.
-
Dia 14 de março (sexta-feira), das 9h às 16h - vivência ao quilombo de Cordoaria, localizado em Abrantes, com almoço para convidados. No local, o público poderá conhecer e acompanhar a produção de beiju, além de participar de rodas de conversa com guardiões da cultura e produção de beiju.
-
Dias 15 e 16 de março (sábado e domingo), das 9h às 20h no sábado e das 9h às 16h no domingo - Festival do Dendê segue para o Horto Florestal R. Bela Vista - Gleba B, Camaçari-BA. No espaço, serão realizadas atividades gratuitas como cozinha-show e oficinas, painéis, palestras, a Feira de Sabores e Saberes, apresentações culturais, além da vila gastronômica. No local, também será destinado um espaço para crianças.
-
Dia 16 de março, encerramento a partir das 18:30 - O Festival do Dendê tem encerramento no Recanto das Orquídeas, Jardim Limoeiro, Camaçari, com jantar coletivo preparado pelos chef’s participantes do evento. A atividade contará com venda de ingressos para os interessados e a renda será revertida para a implantação do Sisteminha EMBRAPA na comunidade Agrovila Pinhão Manso, um sistema que auxilia pequenas famílias do campo na produção de alimentos e subsistência.
Sobre o Festival
Idealizado pela Chef Solange Borges, o Festival do Dendê nasceu da necessidade de valorizar e fortalecer a cultura do dendê e sua cadeia produtiva na Bahia. Em um cenário onde os saberes ancestrais e os modos de produção artesanal enfrentam desafios constantes, o Festival surge como uma plataforma de preservação, troca de conhecimento e inovação gastronômica, celebrando os ingredientes típicos da culinária baiana, trazendo à tona sua importância cultural, econômica e histórica.
Unindo tradição e criatividade, o evento se tornou referência na promoção do dendê como símbolo da identidade baiana, fortalecendo comunidades e aproximando profissionais da gastronomia, pesquisadores e amantes da culinária. Em seu primeiro ano, em 2022, o evento ficou reservado à comunidade de Solange Borges, a Agrovila Pinhão Manso, já com chefs convidados. Vendo o projeto crescer, sua segunda edição aconteceu na Agrovila e no Clube Social de Camaçari, com mais profissionais convidados e uma programação robusta para a população, enquanto o terceiro ano trouxe um evento mais intimista, no restaurante Culinária de Terreiro.
Agora, em sua quarta edição, o Festival amplia seu alcance e impacto com uma programação diversa, conectando comunidades locais a mercados maiores, ampliando oportunidades econômicas, além de educar e sensibilizar o público sobre a importância do consumo consciente e do respeito à biodiversidade.
Sobre a Chef Solange Borges
À frente do Festival do Dendê está a Chef Solange Borges, uma mulher de trajetória inspiradora, profundamente conectada à cultura alimentar e às tradições afro-brasileiras. Criadora dos projetos Culinária de Terreiro e Mulheres Solares, Solange atua na valorização dos saberes ancestrais, no empoderamento feminino e no fortalecimento de comunidades tradicionais, buscando dar mais visibilidade às temáticas, principalmente em relação aos conhecimentos ancestrais. Com formação em letras e fitoterapia, a chef utiliza sua experiência para desenvolver iniciativas que unem culinária, cultura e impacto social. Reconhecida nacionalmente por seu trabalho, Solange Borges transforma a cozinha em um espaço de resistência, celebração e conexão, garantindo que o dendê e os demais ingredientes da Bahia ocupem o lugar de destaque que merecem.
SERVIÇO
4ª edição do Festival do Dendê
Data - entre os dias 12 e 16 de março de 2025