
Caravana de Direitos Humanos se soma ao Bahia pela Paz com mutirão de serviços em Feira de Santana
Na próxima semana, de 4 a 7 de agosto, Feira de Santana recebe, pela segunda vez, a Caravana de Direitos Humanos, projeto do Governo do Estado que reúne diversos serviços e ações formativas para a população. A ação acontece na cidade alinhada com a estratégia do Programa Bahia pela Paz. Nos dias 4 e 5, as atividades serão no Colégio Estadual Teotônio Vilela, no bairro de Mangabeira, e nos dias 6 e 7, na sede do Coletivo Bahia Pela Paz, no bairro de Conceição. Nos dias 4 e 6/8, o atendimento acontecerá apenas no turno da tarde, de 14 às 17h, e será exclusivo para famílias atendidas pelos Coletivos do Bahia pela Paz.
A Caravana é uma realização da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos — SJDH, por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos — SUDH. A iniciativa se estrutura a partir de uma articulação com diferentes órgãos para assegurar a garantia de direitos para populações mais atingidas pelas desigualdades sociais. Ao aliar ações formativas em Direitos Humanos à oferta de serviços essenciais, o projeto tem como objetivo fortalecer a cidadania, reduzindo a distância entre os cidadãos e as instituições.
Nas Caravanas de Mangabeira e Conceição, a população poderá tirar Passe Livre Intermunicipal; 2ª via de certidões; Carteira de Identidade Nacional (novo RG); Título de Eleitor; CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista); além de conseguir orientações jurídicas; acordo de alimentos; reconhecimento espontâneo de paternidade e exame de DNA; consultas sobre benefícios previdenciários como aposentadoria, salário maternidade, entre outros.
A programação da Caravana inclui também formação para estudantes, gestores e lideranças comunitárias, além da articulação de redes. Na noite do dia 5 de agosto (terça-feira), acontecerá uma escuta social do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTs (CPDD-LGBT), equipamento vinculado à Coordenação LGBT da SUDH/SJDH, com representantes dos movimentos LGBTQIAPN+ de Feira. Também no dia 5, acontecerão ações formativas em diversos temas relacionados aos Direitos Humanos, para estudantes do Colégio Estadual Teotônio Vilela.
Capacitação - Na manhã do dia 6 (quarta-feira), haverá uma capacitação para profissionais do Núcleo de Saúde da Família do município com foco no atendimento às populações LGBTs da cidade. Na manhã do dia 7 (quinta), uma formação em Direitos Humanos será ofertada para associações comunitárias mobilizadoras do Programa Bahia pela Paz em Conceição, além de agentes territoriais de Saúde, Educação e Assistência. A atividade será na Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho.
Participam desta edição da Caravana o Ministério Público, a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por meio do SineBahia, a Embasa, o INSS, Tribunal de Justiça da Bahia, a Defensoria Pública — DPE e o Tribunal Regional Eleitoral — TRE. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos também ofertará serviços através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor — PROCON-BA e da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência — SUDEF.
CARAVANA — Em 2025, a Caravana de Direitos Humanos já chegou para mais de 9.600 pessoas, somando as que acessaram os serviços (7.028) e as que participaram de ações formativas (2.646). Nas 13 edições deste ano, foram realizados mais de 15 mil atendimentos em Salvador, Tanquinho, Água Fria, Madre de Deus, Itacaré (Taboquinhas), Ilhéus (Olivença), Valença (Jiquiriçá), Camamu, Banzaê (Aldeia Mirandela), Barreiras, Carinhanha, Malhada (Parateca/Pau D’Arco) e Palmas de Monte Alto (Aroeira). Até março de 2026, estão previstas mais 19 edições da Caravana, com expectativa de chegar a 256 municípios e realizar um total de 80 mil atendimentos. A Caravana de Direitos Humanos conta com a gestão administrativa da Fundação Luís Eduardo Magalhães.
BAHIA PELA PAZ — Os ‘Coletivos Bahia pela Paz’ são equipamentos de referência, no âmbito do Programa Bahia pela Paz, na promoção e defesa dos direitos humanos, por meio do fortalecimento dos laços comunitários e da aproximação das comunidades com a rede de serviços públicos. O projeto atende jovens de 12 a 29 anos, em contextos de vulnerabilidade, e suas famílias. Os Coletivos Bahia pela Paz Mangabeira e Conceição, em Feira de Santana, iniciaram suas atividades em abril de 2025. Desde então, os Coletivos realizaram 1.349 atendimentos e 1.848 acompanhamentos.
SERVIÇO
O QUÊ? Caravana de Direitos Humanos em bairros de Feira de Santana
ONDE? Mangabeira (Colégio Estadual Teotônio Vilela) e Conceição (Sede do Coletivo Bahia pela Paz)
QUANDO? Mangabeira (4/08, das 14 às 17h e 5/08, das 9h às 16h) | Conceição (6/08, das 14 às 17h e 7/08, das 9h às 16h)
QUEM? Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia | Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos
Fonte: Ascom/SJDH