Edilson Ventureli, Maestro e CEO do Instituto Baccarelli / Foto: Divulgação
CEO do Instituto Baccarelli, maestro Edilson Ventureli dá o tom de obra de teatro na comunidade de Heliópolis
Simultaneamente administrando a construção e a captação dos recursos necessários para a obra, Ventureli conta com a expertise que acumulou desde 1996 no seu trabalho na instituição. Como parte do propósito da organização de estender sua atuação para além do impacto social, o Instituto Baccarelli passou nos últimos anos por um processo de profissionalização da gestão, capitaneado por Ventureli. Dois dos mais significativos frutos desse trabalho foram a gestão de 12 unidades de CEUs (Centros Educacionais Unificados) e a gestão do Projeto Escola Aberta em 10 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), ambas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, além da própria criação do teatro – que, quando concluído, terá cerca de 500 lugares e será um relevante polo cultural em uma região carente de equipamentos desse tipo.
Esses quatro núcleos de negócio do Instituto Baccarelli reforçam seu propósito de oferecer condições para de fato melhorar a vida das pessoas, e indo além do ensino musical que deu origem à organização. Nesse sentido, a criação do teatro significa muito mais do que oferecer um espaço cultural moderno numa região carente. O objetivo, segundo Ventureli, é abrir caminho para o trabalho da comunidade no ecossistema teatral, com vagas para as pessoas atuarem nos bastidores dos espetáculos e nos serviços de infraestrutura do prédio. Algo semelhante o Instituto Baccarelli faz no restaurante que inaugurou em Heliópolis – que serve mais de 15 mil refeições gratuitas por mês e dá trabalho e conhecimento para as mulheres da comunidade – iniciativas que contam com gestão compartilhada pelo Instituto Capim Santo.
A profissionalização empreendida por Ventureli ganhou força em 2020, com a alteração do modelo jurídico do Instituto Baccarelli de organização não governamental (ONG) para organização da sociedade civil (OSC). Além disso, o processo envolveu constituição de conselhos integrados por nomes de peso da sociedade. O trabalho deu robustez ao Instituto, permitindo que ao longo dos últimos anos disseminasse ainda mais sua filosofia de transformação por meio da cultura e da educação.
“Hoje temos um time estruturado e competente, que nos permite alçar voos ainda mais altos. Assumi o legado do maestro Silvio Baccarelli, fundador da organização, como minha missão de vida e fico feliz por estar vivenciando um grande momento do Instituto com a construção do teatro. É realmente um marco na nossa história”, comenta Ventureli.
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 28 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1500 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.
A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.
Em 2022, assumiu a gestão de
12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de
Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente
trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da
cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas
estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte,
lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.
Realiza a gestão do Projeto Escola Aberta em 10 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), que acontece aos finais de semana, também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Desta forma, amplia a sua atuação oferecendo atividades de cultura, esporte, lazer e capacitação profissional para um alcance ainda maior.
Por Erica Borges