Foto: Divulgação
GRUPO PRIMA PATROCINA O III FÓRUM DE JOVENS DA REDE DE RESERVAS DA BIOSFERA DA IBEROAMÉRICA, CARIBE, ESPANHA E PORTUGAL
Para promover o desenvolvimento sustentável na região de Baixio, o Grupo Prima apoia ativamente eventos que compartilham esse compromisso. Um exemplo é o III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera da Iberoamérica, Caribe, Espanha e Portugal (IberoMaB), que acontece até o dia 7 de novembro. O evento terá atividades em diversos pontos do litoral norte da Bahia, incluindo Massarandupió, Praia do Forte, Sapiranga, e a Reserva da Lontra, além de visitas a instituições locais. O evento é uma realização da UNESCO, em parceria com a Rede IberoMaB e a Rede Brasileira de Reservas da Biosfera (RBRB).
No evento de abertura no domingo, 3 de novembro, na Costa do Sauípe, estiveram presentes o coordenador-geral de Gestão do SNUC do MMA Ministério do Meio Ambiente, Bernardo Issa de Souza; o Chefe de Gabinete da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado da Bahia, André Maurício Rebouças Ferraro; e o Secretário Nacional de Juventude - Governo Federal, Ronald Sorriso. Além de representantes da UNESCO: Maria Rosa, especialista de programa e coordenadora a Rede IberoMaB de Reservas da Biosfera; Marcelo Blanco, Consultor do Programa MaB Unesco; e da Biosfera: Francisco Campello (Caatinga), Miguel Ângelo (Serra do Espinhaço); Rodrigo Castanho (cinturão verde de São Paulo); professora Meire Sorage (reserva da Mata Atlântica), Kaline Rossi (Amazônia Central), Luis Cláudio (Cerrado) e a professora Carolina Joana da Silva (Pantanal).
O Grupo Prima vai proporcionar hospedagem aos participantes do fórum nos empreendimentos em Baixio. O fórum reunirá jovens de 25 países atuantes em reservas da biosfera, promovendo diálogo e integração entre os participantes. Planejado como evento de zero emissão de carbono e resíduos, contará com palestras, oficinas e reuniões sobre temas como sustentabilidade, conservação da biodiversidade, cultura e bem-estar humano.
Instituto VOAR preparou uma tradicional apresentação cultural para o evento. “Vamos promover uma apresentação de capoeira com crianças e adolescentes formados pelo projeto, destacando nossa cultura e o impacto positivo que o VOAR gera na comunidade. Essa iniciativa está totalmente alinhada com o propósito do fórum, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das tradições locais”, afirma Antonio Barretto Junior, diretor do Instituto VOAR e do destino Baixio no Grupo Prima.
Sobre o Grupo Prima
O Grupo Prima, estabelecido em 2005 em Salvador, Bahia, é reconhecido por seus empreendimentos que se destacam nos mercados turístico e imobiliário pela tecnologia, sustentabilidade, sofisticação e luxo. Um exemplo é o Hotel Fasano Salvador, empreendimento de sua propriedade, localizado na Praça Castro Alves, e inaugurado em dezembro de 2018 após retrofit; assim como projetos emblemáticos como seu primeiro home resort, o Villaggio Jardins; o residencial Horto Barcelona e o Horto Parque Barcelona, ambos no Horto Florestal; o Torre Barcelona, no Corredor da Vitória, e o Morro Ipiranga Residence, na Barra.
Comprometida com questões sociais e ambientais, a companhia foca seus investimentos numa propriedade de aproximadamente 6.300 hectares, incluindo 14 km de praia, em Baixio, Litoral Norte da Bahia. O objetivo é desenvolver um destino turístico e imobiliário com reconhecimento internacional, com a construção de hotéis de altíssimo luxo, empreendimentos residenciais de segunda residência, aeródromo, heliporto, parque temático, estradas, saneamento e abastecimento de água e energia.
Durante sua jornada, o Grupo Prima conquistou reconhecimentos importantes: a Comenda 2 de Julho para o CEO Rubén Escartín; o Prêmio ADEMI-BA de Empresa do Ano 2023; o Prêmio Master Imobiliário 2023 na categoria “Empreendimento/Retrofit”, com o case “Retrofit Edifício A Tarde”, e o Prêmio Internacional de Arquitetura TILE 2023, pelo projeto Horto Parque Barcelona. Além do selo LEED Platinum, certificação de alto nível concedida pela Green Building a edifícios ou projetos que atendem a rigorosos critérios de sustentabilidade, pelo empreendimento Sublime Horto House, em Salvador.
Instituto VOAR promove ações de desenvolvimento socioeconômico
Com ações sérias para Baixio ser um verdadeiro destino sustentável, o Grupo Prima criou em 2008 o Instituto VOAR, visando desenvolver a capacidade profissional dos habitantes da região, profissionalizar trabalhadores nativos e incentivar o comércio local.
VOAR é uma abreviação dos quatro pilares que sustentam o plano de sustentabilidade para Baixio: Valor, Oportunidade, Aprendizado e Responsabilidade. O instituto é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua em Baixio e seu entorno com ações e projetos que têm beneficiado diretamente mais de 1.500 pessoas desde o início das atividades.
O Instituto VOAR lidera uma parceria de longo prazo com Fecomércio-BA; SESC-BA; SENAC-BA; SEBRAE-BA; e a SETRE – Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e suas instituições, oferecendo cursos profissionalizantes que já formaram mais de 800 pessoas. Somente em 2023, foram oferecidas mais de 250 vagas para as áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, empreendedorismo e construção civil.
Para conhecer melhor as atividades do VOAR, basta seguir o perfil do instituto no Instagram.
Por Marisa Amaral