Foto: Divulgação
Fórum debate economia do mar e sustentabilidade da Baía de Todos-os-Santos
Discutir a integração da economia do mar para a sustentabilidade da Baía de Todos-os-Santos será tema de uma das mesas do VII Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos-os-Santos (BTS). O evento promovido pela ONG Pró-Mar será realizado no dia 8 de novembro (sexta-feira), na Associação Comercial da Bahia, em Salvador, e vai celebrar os 523 anos da maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo. Participam da mesa que abre o fórum a gerente Global de Responsabilidade Social e Direitos Humanos da Braskem, Elaine Santana; o presidente do Consórcio da Ponte Salvador – Itaparica, Cláudio Vilas Boas; e o diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antônio Gobbo. A mediação do debate será feita pelo advogado especialista em Direito Ambiental, Sergio Nogueira.
Com 25 anos de experiência na indústria química e petroquímica, Elaine Santana irá apresentar as iniciativas da companhia no combate às mudanças climáticas e de apoio a preservação da Baía de Todos-os-Santos, como o Corais de Maré. O projeto atua na restauração de corais nativos da região por meio de uma tecnologia inédita, que utiliza o plástico e outros materiais para potencializar o crescimento da espécie Millepora alcicornis. A ação patrocinada pela Braskem é realizada pela Carbono 14, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal da Ilha de Maré (IPA).
“O Corais de Maré é um projeto que demonstra como é possível usufruir todas as qualidades e benefícios que o plástico pode oferecer para o meio ambiente. Neste caso, contribuindo com a recuperação de corais nativos da Baía de Todos-os-Santos”, explica Elaine.
Sobre o fórum
Nesta edição, o fórum terá como tema central Integração, metas e políticas públicas para sustentabilidade da BTS. Entre os objetivos do evento estão potencializar projetos de conservação em ambientes costeiros marinhos com a integração das comunidades tradicionais, promover a inclusão do turismo como potencial de desenvolvimento econômico e fomentar estratégias de mitigação dos efeitos da crise climática, além de proporcionar da interação dos diversos setores com atuação na BTS.
Por Gabriel Gonçalves