Foto: TG Studio
ARTIGO - Por que as oficinas de escrita são objetos de desejo? = Por Daisy Gouveia
O fenômeno da escrita como extensão da leitura tem se fortalecido cada dia mais. A pandemia nos trouxe isolamento, medo, mortes...Foi terrível, mas nos mostrou também que podemos ter tempo para atividades prazerosas e de enriquecimento pessoal.
Leitores que liam pouco começaram a ler mais, leitores com o hábito se tornaram mais vorazes. O social foi sendo construído online e obras lidas solitariamente eram compartilhadas nos clubes de leitura que tiveram seu 'boom' nesse período. A escrita anda de mãos dadas com a leitura. Leitores mais curiosos viraram a página da leitura para a da construção de textos e personagens, a escrita.
As oficinas de escrita se intensificam com a procura e se popularizam cada vez mais.
Muitas vezes, quando lemos uma obra e nos identificamos com ela, nos tornamos maiores amigos ou inimigos de algum personagem, como pensamento na narrativa mesmo dias após o término a sensação é de que poderíamos ou desejaríamos ter escrito o livro, ser dono daquelas palavras tão bem construídas ou ainda desejaríamos ser esse escritor(a).
Um pouco da vontade de set escritor está em todo leitor. As oficinas de escrita são procuradas também para leitores com menos expectativa, mas não menos importantes, como:
1- Adquirir maior habilidade de escrita, pois esse talento é necessário em qualquer profissão, não só nas ligadas à literatura.
2- Como terapia, colocar nossos monstros para fora através da escrita pode nos aliviar de muito incômodos.
3- Escrita afetiva, um diário para deixar memórias, ou mesmo exercício de concentração. E outros, que podem ter me escapado nesse momento.
E você? Gostaria de virar a página da leitura para experimentar a da criação?
Daisy Gouveia é apresentadora, escritora, influenciadora digital e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos, usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.
Com 35 anos de experiência na área da moda, escreveu o livro 'Costurando Minha História' onde conta sua trajetória e fala sobre sua reinvenção profissional, estimulando as pessoas que também querem mudar.
