Parte da delegação da APA já está em SP. Os outros 5 atletas chegam nesta terça (APA / Divulgação)
APA Petrolina terá dez atletas na Corrida Internacional de São Silvestre
Por Doro Jr. e Deborah Mamone
A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) contará com dez atletas na Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada nesta quarta-feira (31), em São Paulo. Referência no atletismo nacional, o clube pernambucano chega à prova mais tradicional do país com a expectativa de alcançar um resultado expressivo.
Entre os principais nomes da delegação estão os experientes Justino Pedro da Silva e Mirela Saturnino. Bicampeão da Maratona do Rio (2021 e 2022) e campeão do Pan-Americano de Maratona em 2023, disputado na Venezuela, Justino já obteve duas vezes a sétima colocação na São Silvestre, nos anos de 2021 e 2022. Nesta edição, o atleta entra na disputa com o objetivo de brigar por posições mais altas, mesmo após uma temporada marcada por um elevado volume de competições.
"Foi um ano muito intenso, o corpo já está um pouco cansado devido a muitas provas ao longo da temporada. Passei o ano treinando para provas longas e fazer a transição para uma prova mais curta gera uma certa dificuldade. Mas a São Silvestre é uma corrida especial e vou dar o meu melhor, como sempre faço. Vou me entregar 100% e tentar buscar um bom resultado”, afirmou o atleta de 40 anos.
Mirela Saturnino também chega credenciada por um currículo expressivo nas provas de rua. Entre as principais conquistas da atleta estão o título de campeã da Maratona do Rio, em 2021, o título de campeã sul-americana de maratona, em 2022, e a terceira colocação no Campeonato Pan-Americano de Maratona, em 2023, na Venezuela. Na São Silvestre, sua melhor colocação foi o sétimo lugar, em 2022.
"A São Silvestre é uma corrida especial e muito desafiadora. A minha expectativa é das melhores. Estou preparada e vou tentar ficar entre as melhores”, destacou Mirela.
O treinador Marciano Barros ressaltou a preparação da equipe ao longo da temporada. "Fizemos um trabalho consistente, com foco no desempenho individual de cada atleta. Sabemos do alto nível da São Silvestre, mas a equipe chega preparada para competir em igualdade com os melhores”, afirmou.
Além de Justino e Mirela, a equipe da APA Petrolina será composta por Michael Gabriel, André do Nascimento, Daiana Justino, Anastácia Pereira Rocha, Raimunda de Jesus, André Santana, Joyce Lins Lima e Silvan dos Santos.
A APA - Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Fonte: ZDL Sports
