Foto: Divulgação/Acervo pessoal
O Natal Líquido = Por Cátia Garcez
O Natal chegou e ha tantas coisas a refletir, pq natal é recomeço e não dar para recomeçar sem uma auto avaliação . O que percebo é que agora a preocupação não é mais o parente chato que insiste em vir para a ceia de natal . Na ceia lá de casa, a chata sou eu e todo ano a casa está cheia, graças a Deus .
O fato é que a prioridade não é juntar a família mas sim a foto do tbt a postar no Instagram, do “melhor Natal” mostrando vc sozinho em um cenário bonito; ou a foto da viagem que fez e nunca mais fará, porque até hoje ainda paga as parcelas no cartão de crédito . Vivemos uma liquidez que exige a diluição de tudo que dura e que se perpetua… Assim a confraternização precisa ser rápida, funcional e principalmentes sem reflexões críticas, até porque não temos tempo a perder vivendo; nosso tempo escorre enquanto o dedo indicador passa freneticamente a vida alheia que tss as bem não é real ; os presentes são os mais baratos sem o sentido simbólico que represente a pessoa presenteada.
O amor não é mais ingrediente principal, o abraço resume-se a um tapinha nas costas e o beijo perde-se no ar como se o toque fosse profano .
Presente caro só se for de marca de “influencie” que daqui a cinco anos terá desaparecido diante da perenidade das redes sociais . No natal queremos encher a cara de álcool , de ansiolíticos , de drogas e de falsidades , apenas para enxergar essa vida vazia e sem profundidade . Mas, nem tudo está perdido., Ainda não conseguiram alienar a nossa alma … O self ainda luta para não desaparecer. Sugiro então que façamos quatro perguntas para avaliar se estamos vivos em plena existência ou se somos humanos robotizados; se vivemos a vida ou apenas vivemos a vida dos modelos do Tik tok .
Façamos as perguntas que nos obrigam a interrompermos a Matrix e poderá trazer de volta, valores fundamentais para todo ser humano:
Autoconhecimento:
- Eu sei quem sou ?
Gratidão:
- Consigo ser feliz com o que tenho?
Empatia
- Tenho pelos menos 3 pessoas que seria capaz de dar a minha vida por elas ?
Perspectiva:
- Tenho sonhos ( projetos) de pequeno , médio e longo prazo.
Presença
- Vivo o hoje utilizando meus cinco sentidos de forma consciente ?
Responder essas perguntas nos devolve a humanidade e com isso, os sentimentos que fazerm a vida valer a pena . Feliz natal !
