Vacinação: entenda como a atualização do calendário vacinal pode proteger a saúde das crianças durante as férias escolares
Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Vacinação: entenda como a atualização do calendário vacinal pode proteger a saúde das crianças durante as férias escolares
06/12/2025
Noticias Gerais
Freepik
A vacina é o meio mais eficaz de evitar uma série de doenças, principalmente em crianças, que devem ter o esquema vacinal completo, iniciado nas primeiras semanas de vida. Com a chegada das férias escolares de fim de ano, os pais e responsáveis devem ficar atentos à atualização desse calendário vacinal, o que é importante para uma maior proteção individual e coletiva.
“A vacinação nesse período garante que a criança fique imune a doenças que podem ocorrer nessa época do ano, garantindo férias livres de internações e tratamentos”, explica Fabiana Porto (COREN/BA – 80794), enfermeira e responsável técnica do IHEF Vacinas.
O esquema vacinal completo conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possibilita uma maior proteção para formas mais graves de doenças infecciosas, além de atuar na imunização coletiva, reduzindo a circulação de vírus e bactérias. Nesse período, vale ficar atento às doenças sazonais de verão, ou seja, aquelas que costumam apresentar aumento de incidência durante o período das férias escolares. Hepatite A, influenza e febre amarela são algumas dessas infecções.
Atenção antes de viagens
De acordo com Fabiana Porto, o destino da viagem durante as férias escolares pode impactar em quais vacinas devem ser priorizadas nessa atualização da caderneta. “Dependendo do destino, algumas vacinas se fazem necessárias para a proteção, caso a pessoa não esteja com a caderneta atualizada”, alerta a especialista.
As viagens para o exterior exigem uma atenção redobrada dos pais. Isso porque a criança pode ser exposta a vírus que já são erradicados no Brasil, como o sarampo e a poliomielite, mas que ainda ocorrem no país de destino. Atualmente, a vacina tríplice ou tetraviral são obrigatórias para quem vai realizar viagens internacionais.
Segundo a enfermeira, as principais vacinas que os pais devem ficar atentos à atualização nesse período são: gripe, sarampo, caxumba e rubéola, paralisia infantil, coqueluche, covid-19, febre amarela, meningites, pneumonias, dentre outras. “Até 15 dias antes de qualquer viagem é importante se dirigir a uma clínica de vacinação ou a um posto de saúde para realizar essa atualização vacinal”, complementa a especialista.
Por fim, para os pais que possuem dúvidas se a caderneta de vacinação do seu filho está em dia, há uma dica muito importante: buscar a orientação de profissionais de saúde especializados, como o pediatra. Ele será capaz de esclarecer todas as dúvidas e garantir que as férias escolares sejam seguras e livres de doenças.