Foto: Divulgação/Lucas Azevedo
Municípios baianos compartilham avanços e desafios na educação durante seminário promovido pela Bracell e Icep
Representantes das redes municipais de Educação de 12 cidades baianas se reúnem nesta sexta-feira, 5, no Hotel Absolar, em Alagoinhas, para participar do Seminário Didático Territorial. O encontro, promovido pelo Projeto Educação Continuada, desenvolvido pela Bracell em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), tem como objetivo promover a troca de experiências sobre os avanços e desafios enfrentados pelas redes de ensino ao longo de 2025.
Durante o seminário, secretárias e secretários de Educação, além de profissionais das redes municipais, estão compartilhando práticas exitosas e refletindo sobre os desafios vivenciados. A iniciativa fortalece o diálogo e a articulação entre os municípios que integram o Educação Continuada. Com 11 anos de atuação, o projeto da Bracell apoia a formação continuada de profissionais da Educação nos municípios de Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cachoeira, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Inhambupe, Itanagra, Ouriçangas e Terra Nova.
O evento teve início com a apresentação dos indicadores de impacto alcançados pelos municípios participantes na área educacional. Até as 17h, os educadores participarão de mesas temáticas que visam promover debates e partilhas de experiências sobre práticas de alfabetização, educação para relações étnico-raciais, mobilização social e Planos Municipais de Educação (PME).
O encontro também terá um momento dedicado à expressão artística dos estudantes, com apresentações do grupo de percussão da comunidade Quilombola da Picada, de Ouriçangas, e da Oficina de Canto do Projeto Educart, de Terra Nova, reforçando a potência da arte e da cultura como ferramentas de aprendizagem e transformação.
Fábio Sento Sé Oliveira, coordenador de Responsabilidade Social da Bracell Bahia, destaca que o Seminário Didático Territorial, realizado pelo Bracell Social, que é o braço de investimento social da Bracell, e o Icep “consolida mais um passo no fortalecimento da educação pública municipal e na construção coletiva de estratégias para garantir uma aprendizagem cada vez mais qualificada às crianças e jovens da região”.
Ele ainda acrescenta que o Projeto Educação Continuada tem contribuído, ao longo do mês, para apoiar e fortalecer as gestões municipais no monitoramento, avaliação e construção dos seus PMEs. “Criado em 2014, essa iniciativa da Bracell promove a formação de profissionais das redes de ensino e a mobilização social de representantes da sociedade civil, estudantes e familiares, para contribuir com os municípios para a consolidação de uma política pública de formação continuada, vinculada às práticas profissionais dos educadores”, conclui.
