Dejaci Pereira participa de formação na Finlândia (APA / Divulgação)
Treinador da APA Petrolina participa de formação internacional na Finlândia
Por Doro Jr. e Deborah Mamone
O técnico Dejaci Pereira, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), está na Finlândia participando da World Javelin Conference 2025, conferência mundial lançada ao lançamento de dardo. O evento, realizado entre quinta (20) e sexta-feira (21), no Kuortane Olympic Training Center, reúne os maiores especialistas da modalidade.
Dejaci integra um grupo de cinco treinadores brasileiros selecionados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para a formação. A convocação levou em conta o desempenho de atletas com destaque internacional, como o jovem Pietro Pereira, atleta da APA, filho do treinador e atual quarto colocado no ranking mundial sub-18 do lançamento de dardo.
“É uma honra enorme estar aqui. Qualquer treinador gostaria de viver isso várias vezes. É um ambiente que inspira, faz querer voltar, aprender mais e trocar experiências. Estou aqui os melhores do mundo: treinadores de elite, especialistas que pesquisam a modalidade, professores que formam campeões. É uma oportunidade que transforma a forma como enxergamos o treinamento”, afirmou Dejaci, que atua como professor no núcleo das escolinhas de atletismo da APA na comunidade do N10, zona rural de Petrolina.
Reconhecida por sua tradição na modalidade, a Finlândia abriga centros de treinamento de referência mundial. A conferência anual é um dos principais espaços de atualização profissional e treinamento técnico entre treinadores de diversos países. A programação inclui palestras técnicas, análises biomecânicas, projeções práticas e discussão sobre metodologias utilizadas sem alto rendimento.
A APA - Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Fonte: ZDL Sports
