Foto: Divulgação
Calor em Salvador amplia a busca por ‘canoas havaianas’ como opção de lazer, esporte e mindfulness
A pouco mais de um mês para o início do verão (21), as altas temperaturas ditam o ‘climinha’ de final de ano nas orlas de Salvador. Em meio aos sombreiros, banhos de mar e pratinhos de acarajé, o lazer em família ganhou força no litoral, atraindo pais e filhos à vivenciar novas experiências na Baía de Todos-os-Santos.
Opção de lazer durante a primavera/verão, a canoa havaiana é um dos esportes náuticos que segue em alta na temporada. A modalidade, que conquistou o coração de baianos e turistas, se tornou um fenômeno de diversão, saúde e mindfulness, com opções nas praias da Preguiça, Gamboa, Itapuã, Barra, Calçada e Ribeira.
Conduzidas por equipes técnicas e multiprofissionais, as remadas são alternativas saudáveis e cada vez mais frequentes no litoral baiano. Com o verão batendo na porta, o Clube de Canoagem Kaiaulu Va’a têm se destacado pela sua atuação na cena soteropolitana, conduzindo o público pelo contato com a natureza, bem-estar e práticas esportivas diferenciadas.
O roteiro wellness, que sai das areias da Preguiça, traz remadas compassadas com instrutor, traçando um percurso com vista para o Forte São Marcelo, Elevador Lacerda e Mercado Modelo. As paradas para mergulho e registros instagramáveis acontecem na plataforma Flutuador – com vista para o nascer ou pôr do sol –, além de outras atividades disponibilizadas pelo clube: café da manhã, yoga, brincadeiras temáticas e música ao vivo.
Segundo a gestora do Clube de Canoagem Kaiaulu Va’a, Lorena Lago, houve um acréscimo significativo na procura por atividades físicas, como a canoagem havaiana, que promovem o bem-estar individual e o contato com a natureza. “Em uma sociedade tão corrida como a nossa, esses momentos de relaxamento e de se desconectar com a rotina, acabam se tornando uma experiência única. Observamos o aumento de turistas pela modalidade, mas também dos moradores de Salvador que querem vivenciar esse novo lifestyle saudável (para mente e corpo)”, comenta.
Trazendo um refresh para dias mais quentes, o Kaiaulu Va’a aposta na canoagem havaiana como alternativa saudável para dias mais calorosos. Com temperaturas que podem atingir 32ºC nos próximos quinze dias, a despedida da primavera já dá um ‘gostinho’ do que vem pela frente; e reforça o estímulo à prática de esportes náuticos na capital.
De acordo com Lorena, o interesse das famílias tem sido um dos principais motores do crescimento da modalidade, reunindo pais, filhos, irmãs, amigos e influencers em momentos de happy hour. “Tem sido muito bonito ver pais e filhos compartilhando a remada, se conectando com a natureza e criando memórias na Baía. A canoagem virou um momento de união e alegria para muitas famílias”, revela.
Somente este mês, o Clube de Canoagem Kaiaulu Va’a já realizou quatro passeios temáticos. Além da popular Remada da Lua Cheia e da programação especial nos feriados, outra prática que tem se popularizado é o AcroYoga + canoa havaiana, que convida à uma experiência de corpo, mente e natureza. “O mindfulness é uma das prioridades desses circuitos, independente da estação. Com o verão batendo na porta, a projeção é que mais e mais pessoas venham conhecer a remada nas canoas havaianas, já que a prática despontou em outros lugares, como o Rio de Janeiro. O cuidado, no entanto, deve permanecer em favor das crianças, diante do aumento das temperaturas”, conclui.
Por Anna Vilarina
