Costa Diadema no porto de Outeiro, em Belém / Foto: Divulgação
Navio Costa Diadema é palco para o lançamento de documentário e mostra fotográfica sobre a região amazônica durante a Cop 30
O navio Costa Diadema, da Costa Cruzeiros, que está servindo como hotel flutuante durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Cop30), em Belém, foi palco para duas iniciativas culturais inéditas relacionadas à comunidade amazônica na última terça-feira, 18 de novembro.
Autoridades como o Ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, Gilberto Pichetto Fratin; o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese; o presidente do Conselho Geral da Congregação italiana Pobres Servos da Divina Providência, Padre Massimiliano Parrella, e uma comitiva da Congregação composta por religiosos italianos e brasileiros; além de representantes do Ministério das Relações Exteriores da Itália, acompanharam a bordo do Costa Diadema o lançamento do documentário “Senza Lasciare Nessuno Indietro – Marituba, Uma Storia di Sviluppo per il Bene Comune” (Sem Deixar Ninguém para Trás – Marituba, uma História de Desenvolvimento para o Bem Comum).
Com curadoria do Irmão Gedovar Nazarri, o documentário de 31 minutos conta a história de uma antiga colônia de hansenianos no coração da Amazônia que viu sua realidade ser transformada a partir de projetos de inclusão e de desenvolvimento social. O documentário detalha a missão humanitária em Marituba promovida pela Congregação italiana Pobres Servos da Divina Providência, da Opera Don Calabria.
A congregação oferece uma rede de suporte educacional e de saúde, com centros de ortopedia, dermatologia e de tratamento e reabilitação da hanseníase, além do Hospital Divina Providência, que atende os residentes de Marituba e mais de 115 municípios paraenses. No início do mês de novembro, o Hospital recebeu equipamentos e itens médicos doados pela Fundação Costa Crociere, organização beneficente sem fins lucrativos da Costa Cruzeiros.
Exposição fotógrafica Amazon: Memories of a Vanishing World
O Costa Diadema também foi palco para o lançamento da exposição fotográfica Amazon: Memories of a Vanishing World (Amazônia: Memórias de um Mundo em Desaparecimento), cuja curadoria é do jornalista e fotógrafo italiano radicado no Brasil, Oliviero Pluviano, e tem o apoio e patrocínio do Instituto Italiano di Cultura di São Paulo. “É uma belíssima exposição que lança um sincero grito de alarme e que demostra o compromisso profundo e de longa data de Oliviero Pluviano, jornalista e fotógrafo desde sempre dedicado a defender e sustentar a Amazônia”, destaca Lillo Teodoro Guarneri, diretor do Instituto Italiano di Cultura di São Paulo.
A mostra é composta por 40 painéis, que reúnem imagens capturadas por Oliveiro ao longo de 21 anos em viagens pela região amazônica com Gaia, seu barco, e citações dos mais famosos cientistas ambientais do mundo como James Lovelock e Antônio Donato Nobre. A exposição revela a importância de se discutir a pauta ambiental no Brasil e no mundo.
"Ter o Costa Diadema presente em Belém neste momento em que o mundo inteiro está com os olhos para a cidade e poder abordar e promover iniciativas que impactam diretamente a região amazônica em um cenário global é um privilégio. O documentário e a mostra fotográfica nos convidam a refletir profundamente sobre a importância de toda a sociedade estar comprometida por um futuro mais sustentável e inclusivo”, destaca Dario Rustico, presidente Executivo da Costa Cruzeiros para as Américas.
Por Caroline Oliveira
