Márcia Bertoncello, representante da Porto (ao lado de Juraci), acompanhou o trabalho desenvolvido pela Escolinha de Triathlon em Ilhéus (BA) Foto: Divulgação
Energia e dedicação marcam visita do padrinho olímpico Juraci Moreira e da Porto à Escolinha de Triathlon de Ilhéus (BA)
A manhã desta quinta-feira, 20 de novembro, feriado do Dia da Consciência Negra, foi de muita animação na sede da Escolinha de Triathlon Formando Campeões de Ilhéus (BA). Mesmo sob chuva constante, os triatletinhas compareceram em peso à Piscina da UESC, no Campus Soane Nazaré de Andrade, para receber o gestor e padrinho olímpico do projeto, Juraci Moreira, além de Márcia Bertoncello, Consultora de Gestão de Crise, Relações Institucionais, Patrocínios e Teatro da Porto, patrocinadora exclusiva da unidade baiana.
O encontro reuniu alunos, familiares e a equipe técnica em uma manhã dedicada à prática esportiva, ao aprendizado e ao fortalecimento dos laços com a patrocinadora, que desempenha papel fundamental na manutenção e desenvolvimento da Escolinha em Ilhéus. Para a representante da Porto, foi a oportunidade de conhecer de perto o impacto das atividades na rotina das crianças, observando como o incentivo da empresa é transformado em esporte, inclusão, disciplina e valores.
A programação começou com um bate-papo entre Juraci, Márcia e os triatletinhas, que puderam ouvir sobre esporte, persistência e superação, além de compreender a importância da Porto como parceira essencial para que o projeto siga crescendo. Logo depois, teve início a parte prática das atividades, com a garotada nadando, pedalando e correndo ao lado do padrinho. Um dos momentos de maior destaque foi a demonstração de ciclismo no rolo livre.
Juraci Moreira destacou o comprometimento dos alunos, que mesmo em pleno feriado e debaixo de chuva, estavam cheios de energia para aprender e treinar. “Fiquei extremamente feliz e grato por ver todos firmes e fortes aqui hoje, mostrando dedicação e amor pelo triathlon. A presença da Márcia foi muito importante para que a Porto acompanhe de perto como o seu incentivo tem mudado vidas. Essa relação próxima é essencial para que a empresa compreenda o impacto real do projeto no desenvolvimento das crianças. Foi incrível voltar a Ilhéus mais uma vez e ver o quanto todos evoluíram. Saio muito contente com o que vivenciamos nesta manhã”, ressalta o padrinho olímpico.
A visita reforçou o compromisso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em oferecer oportunidades reais de transformação social por meio do esporte, proporcionando às crianças um ambiente saudável, educativo e inspirador. A chuva não desanimou ninguém; pelo contrário, fortaleceu o espírito de união entre famílias, patrocinadores, equipe técnica e alunos, deixando mais um capítulo especial na história do núcleo de Ilhéus.
Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
"Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão"
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 2100 crianças e adolescentes em 36 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões na Bahia tem execução da Federação Baiana de Triathlon e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. O patrocinador do núcleo é a Porto Seguro, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Por Gabriel Max
