Foto: Divulgação/Hora da Criança
Hora da Criança estreia espetáculo teatral “Infância”
O espetáculo Infância estreia no próximo dia 26 de novembro, às 19h, no Teatro Hora da Criança, na sede da Instituição, no Rio Vermelho, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura popular e da infância. Em sua nova montagem, a peça do gênero revista teatral transforma em poesia cênica as vivências infantis e o rico folclore infantil brasileiro. A proposta é celebrar a infância em toda a sua pluralidade, estimulando reflexões sobre o direito de brincar, imaginar e conviver.
Inspirado nas memórias do autor Adroaldo Ribeiro Costa e na observação atenta de
crianças em brincadeiras espontâneas, Infância é composta por quadros independentes que revelam a beleza do olhar infantil sobre o mundo. O espetáculo é permeado por músicas originais, compostas por Adroaldo Ribeiro Costa e Maestro Agenor Gomes, que também assinam os arranjos para cantigas de roda tradicionais e outras canções emblemáticas do nosso imaginário coletivo.
Diferente das versões anteriores apresentadas em 1950, 1958, 1973 e 2010, a montagem de 2025 traz coreografias inéditas, soluções cênicas inovadoras e um olhar contemporâneo sobre o ato de brincar. Tudo isso sem perder o encanto, a espontaneidade e a alegria que caracterizam o universo infantil.
A promoção e ressignificação do cancioneiro popular brasileiro neste espetáculo está
alinhada com uma perspectiva decolonial, ao valorizar saberes e expressões culturais
historicamente marginalizados, reafirmando a importância de narrativas que resistem à
padronização cultural. É um resgate da oralidade, da coletividade e do afeto como formas legítimas de conhecimento e de construção de identidade.
“Montar Infância em 2025 é um gesto de resistência e celebração. Em um momento em que as infâncias, nas suas múltiplas expressões, enfrentam ameaças constantes, seja pela perda de espaços de convivência, pela desigualdade ou pelo enfraquecimento de políticas públicas, a Hora da Criança reafirma seu papel pioneiro como política pública estruturante de arte e educação. Há mais de oito décadas, defendemos a infância como território de direitos, criatividade e afeto, onde o brincar é um ato de liberdade”, afirma Mateus Russo, presidente da Hora da Criança. A direção artística é de Daniel Marques, com coreografias assinadas por Claudia Pinho e cenografia de Ada Brito.
A Hora da Criança
A Hora da Criança é uma OSC baiana dedicada à arte-educação, fundada pelo Professor
Adroaldo Ribeiro Costa em 1943. A Instituição vem, ao longo de seus 82 anos, oferecendo programas e atividades que visam o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes e jovens através da expressão artística, acreditando que todos estes são uma possibilidade.
Serviço Espetáculo: Infância
Estreia: 26 de novembro (quarta-feira), às 19h
Local: Teatro Hora da Criança – Avenida Juracy Magalhães Júnior, s/n, Rio Vermelho. Ingressos: R$40,00 (inteira) / R$20,00 (meia)* De acordo com a legislação vigente.
Outras apresentações:
? 29/11 (sábado), 16h
? 30/11 (domingo), 10h
? 13/12 (sábado), 16h
? 14/12 (domingo), 10h
Contato: Whatsapp Institucional 71.988202887
Por Brisa Carvalho
