Foto: Divulgação
Lançamento quinta-feira (13), na Academia de Letras da Bahia, marca 100 anos do escritor Dalton Trevisan
Na próxima quinta-feira (13), o jornalista Rogério Faria Tavares lança a coletânea ‘Os elefantes viriam pela manhã – Treze contos à procura de Dalton Trevisan’ (Editora Autêntica), às 17h, na Academia de Letras da Bahia (ALB).
Organizador do livro, na oportunidade, ele fará uma palestra sobre o escritor paranaense, falecido em dezembro de 2024. O evento marca ainda a cerimônia de entrega do diploma e do colar de Membro Correspondente da ALB a Tavares, que é também Membro da Academia Mineira de Letras e presidente emérito da instituição.
O lançamento de ‘Os elefantes viriam pela manhã’ é parte da comemoração pelos 100 anos de Dalton Trevisan, responsável por uma obra que transformou o conto em laboratório da linguagem e território de inquietação.
O livro reúne um time de nomes de diferentes gerações e estilos: Noemi Jaffe, Caetano W. Galindo, Carlos Marcelo, Adelaide Ivánova, Cristhiano Aguiar, Luci Collin, Mateus Baldi, Veronica Stigger, Luís Henrique Pellanda, Ana Elisa Ribeiro, Rogério Pereira, Marcelino Freire e João Anzanello Carrascoza. Os contos percorrem geografias variadas, mas mantêm um elo invisível com o território simbólico de Curitiba, cidade natal de Trevisan.
O evento é gratuito e aberto ao público.
A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) e Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Por Nilma Gonçalves
