
Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Itaparica celebra 194 anos de emancipação política com 15 dias de programação cultural e festiva
Reconhecida por sua forte identidade cultural, guardiã de tradições, memórias ancestrais e dona de uma beleza natural única às margens da Baía de Todos-os-Santos, Itaparica celebra, em 25 de outubro, 194 anos de emancipação política, reafirmando seu legado como referência histórica, cultural e turística. Para marcar a data, a cidade preparou uma programação especial que acontece de 11 a 26 de outubro, com atividades para toda a família. O calendário inclui festival infantil, shows, encontro de paredões, campeonato de fanfarras, inaugurações e manifestações culturais que prometem animar moradores e visitantes.
A abertura das comemorações acontece neste sábado (11/10) com o Festival da Alegria, evento infantil em celebração ao Dia das Crianças, que será realizado na orla de Itaparica, das 13h às 18h. Um dos maiores eventos de lazer já realizados na Bahia, o festival promete transformar a cidade em um verdadeiro parque de diversão para toda a família, oferecendo entretenimento inclusivo, seguro e de alta qualidade em um cenário paradisíaco.
O parque de brinquedos reunirá mais de 40 atrações, incluindo brinquedos radicais, infláveis gigantes e atividades aquáticas. O espaço contará com piscinas enormes, camas elásticas, toboáguas infláveis, waterballs e brinquedos de grandes dimensões, garantindo experiências inesquecíveis para crianças de todas as idades.
O evento também terá salão kids, cantinho de pintura facial, escultura de balões, personagens temáticos com apresentações animadas e uma equipe de mais de 59 monitores especializados para garantir alegria e segurança. O palco será especialmente decorado para favorecer o enredo do festival, tornando o evento ainda mais lúdico e envolvente.
Paredões
No dia 19 de outubro, a Ilha de Itaparica vai tremer com o Encontro de Paredões, que será realizado no Campo da Misericórdia. Mais de 40 paredões se reúnem em uma maratona de música das 10h às 22h, trazendo carros equipados com potentes sistemas de som, apresentações ao vivo e muita interação com segurança e policiamento garantidos. Mais do que celebrar a cultura automotiva e a expressão da juventude local, o evento tem caráter beneficente. A entrada será 1 kg de alimento não perecível, destinado às famílias mais necessitadas da cidade. A iniciativa une diversão, solidariedade e a valorização da tradição dos paredões de som em Itaparica.
Inaugurações
Entre os dias 22 e 24 de outubro, a prefeitura de Itaparica entregará novos equipamentos e obras à população. A pavimentação das transversais do bairro Mocambo será inaugurada dia 22 (quarta-feira). Já no dia 23 (quinta-feira), a comunidade de Misericórdia vai ganhar a ampliação da Escola Municipal Sérvulo Thiago de Santana, que passa por reforma e expansão para acolher as crianças que antes estudavam em prédio anexo, garantindo mais comodidade, segurança e condições adequadas para o aprendizado. Encerrando o ciclo de inaugurações, no dia 24 (sexta-feira), será entregue a nova Praça do Areal, no Alto das Pombas, reforçando os espaços de convivência e lazer para os moradores.
Shows
No dia do aniversário da cidade, 25 de outubro (sábado), a festa vai tomar conta do Centro Histórico a partir das 20h. Moradores e turistas poderão acompanhar shows de Saulo Fernandes, com um repertório cheio de energia e sucessos do axé, Filipe Escandurras, que leva ao palco uma mistura de romantismo e swing, e da banda Clara Evidência, conhecida pela irreverência e animação. A diversidade de estilos promete transformar a noite em um grande encontro cultural, tornando o aniversário da cidade ainda mais inesquecível.
Fanfarras
Encerrando as comemorações de seus 194 anos, Itaparica recebe no dia 26 (domingo) o tradicional Campeonato de Fanfarras, reunindo grupos de 18 cidades baianas em apresentações vibrantes que prometem lotar as ruas de música, cor e energia.Nesta edição, a cidade será palco do Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras 2025, válido como a 3ª etapa classificatória do campeonato estadual, premiando Campeão, Vice-Campeão e terceiro colocado, além de destaques individuais em categorias como cartéis, pelotão cívico, pelotão coreográfico, baliza/balizador, figurino, mor e regência.
Participam desta etapa fanfarras vindas de Salvador, Camaçari, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Cabaceiras do Paraguaçu, Itaberaba, Nazaré das Farinhas, Ubatã, Itajuípe, Juazeiro, Pedrão, Jeremoabo, Ponto Novo, Araci, Euclides da Cunha, Lauro de Freitas e Catu.
Para o prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira, as comemorações dos 194 anos da cidade são um momento especial de valorização da história e de união da comunidade. “Celebrar os 194 anos de emancipação de Itaparica é reconhecer a força da nossa história, a riqueza da nossa cultura e a beleza única que faz da nossa cidade um orgulho da Bahia. Este ano preparamos uma programação diversa e inclusiva, pensada para todas as idades, que une tradição, solidariedade e alegria. É um momento de festa, mas também de valorização do nosso povo, que é o verdadeiro patrimônio da cidade. Tenho certeza de que estas comemorações vão marcar a memória de moradores e visitantes, reafirmando Itaparica como referência histórica, cultural e turística”.
Emancipação de Itaparica
A ocupação da Ilha de Itaparica remonta a 1560, quando os jesuítas fundaram um núcleo de povoamento em Baiacu, que se tornaria o primeiro centro administrativo da região. Em 1563, o local foi elevado à freguesia (status administrativo e religioso próprio), abrangendo toda a ilha. Com o tempo, no entanto, a sede administrativa se deslocou para a área ao redor do Forte de São Lourenço, onde se desenvolveu a atual cidade.
Em 25 de outubro de 1831, o povoado de São Lourenço foi elevado à categoria de vila, marcando a criação oficial do município de Itaparica. Dois anos depois, em 1833, ocorreu sua emancipação em relação a Salvador. Já no período republicano, em 31 de outubro de 1890, Itaparica conquistou o título de cidade.
Décadas mais tarde, em 1962, o território original foi desmembrado, dando origem a três municípios distintos: Itaparica, Vera Cruz e Salinas das Margaridas. Assim, a cidade consolidou sua trajetória histórica e política como sede autônoma, preservando até hoje seu legado cultural e patrimonial.