
Foto: Filipe Soares
Prêmio IEL de Talentos reconhece empresas, estudantes e instituições de ensino inovadoras
Histórias que inspiram, talentos que transformam e empresas que inovam foram reconhecidos na 22ª edição do Prêmio IEL de Talentos Bahia, realizada ontem (29), no Centro de Convenções, durante a Feira Index. Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Bahia), o evento premiou estagiários, bolsistas e empresas que demonstram, na prática, como a qualificação, a criatividade e as soluções inovadoras são fundamentais para formar profissionais preparados, enfrentar os desafios do mercado e impulsionar o desenvolvimento do setor produtivo baiano.
Diante de um auditório lotado em uma atmosfera vibrante, onde a indústria baiana reafirmou seu papel de protagonista no desenvolvimento econômico do estado, a cerimônia do Prêmio IEL de Talentos 2025 consagrou 16 vencedores entre os 42 finalistas. Os premiados se destacaram em categorias como IEL Estágio - Estágio Inovador, Estagiário Inovador, Educação Inovadora -; Inova Talentos – Artigo Inovador e Projeto Inovador - e Destaque Aprendizagem e Sistema S. Os finalistas de Estágio Inovador e Inova Talentos seguem para a etapa nacional, em novembro, no Recife (PE), levando o talento e a criatividade da Bahia para o cenário brasileiro. (Abaixo, lista completa dos vencedores).
Na categoria Inova Talentos, modalidade Projeto Inovador, o bolsista Samuel Henrique do Nascimento, da Ford, foi o grande vencedor com o projeto “Desenvolvimento de Metodologia para Teste de Latência de Faróis e Lanternas Veiculares”. “Esse projeto é muito importante para mim porque foi a primeira vez que atuei em algo tão técnico e voltado à experiência do cliente. A Ford me deu todos os recursos para explorar meu potencial, e estar aqui, recebendo esse prêmio, é motivo de muito orgulho. Me sinto honrado por estar em um ambiente que valoriza a inovação e permite que a gente cresça profissionalmente. É fantástico fazer parte disso”, afirmou.
O primeiro lugar na categoria Estágio, modalidade Estagiário Inovador para empresas de grande porte, ficou com o estudante de Engenharia Mecânica Lucas Moreira, da PetroRecôncavo. Ele desenvolveu um projeto de manutenção preditiva que moderniza o setor de compressão de gás, criando um sistema integrado de gerenciamento e controle com ferramentas como chatbot e Power BI. A solução gera indicadores em tempo real, auxiliando os gestores na tomada de decisões, prevenindo falhas, evitando quebras de equipamentos e garantindo maior eficiência na distribuição de gás.
“Eu estou muito feliz, muito contente, e agradeço demais à empresa e ao IEL por promoverem esse espaço. Esse prêmio é muito importante porque dá visibilidade ao nosso trabalho e mostra que o estágio não é só sobre aprender, mas também sobre mostrar o que sabemos e trazer ideias criativas. É uma oportunidade de brilhar, de unir o conhecimento da universidade com a prática do dia a dia na indústria”, comemorou.
Na categoria Estagiário Inovador de empresa de pequeno porte, a vencedora foi Olivia Caldas Santos, estudante de Publicidade e técnica em multimídia que atua na comunicação do Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário dos Portos de Salvador e Aratu. Seu projeto fortaleceu a cultura interna e valorizou os trabalhadores portuários, promovendo engajamento e reconhecimento. “Esse prêmio é muito importante porque me faz sentir capaz. Desde que entrei na empresa o ambiente me acolheu e me fez acreditar em mim. Fui indicada pelos meus líderes, e hoje, ganhar esse reconhecimento é algo incrível. Eu não esperava, mas estou muito feliz. Ver que um projeto feito com coração e propósito teve esse impacto é muito gratificante”, celebrou a estudante.
Empresas Inovadoras – Um dos destaques na premiação, a Ford conquistou os primeiros lugares nas modalidades de artigo e projeto inovador da categoria Inova Talentos. O gerente da área de Chassis e Transmissão da Ford, Luis Caldo, comemorou o desempenho da empresa. “Recebemos o prêmio aqui com um projeto realmente inovador, que não tem no mercado, por isso é parte de inovação. E para a Ford é um prazer a gente estar com essa parceria com o IEL, trabalhando junto, trazendo essas inovações para a indústria, não só nacional, como também para a indústria baiana. Nossa expectativa é que esse projeto possa ser exportado para fora do Brasil. Então é muito importante ter essa parceria acontecendo, no âmbito nacional, e no âmbito local aqui no Nordeste”, pontuou.
O prêmio de Estágio na modalidade Empresa Inovadora de Médio Porte foi para o Shopping Barra. O gestor de Recursos Humanos da empresa, Carlos Alves, celebrou a premiação. “Esse reconhecimento foi uma grande surpresa e satisfação. Essa premiação reforça todo o compromisso do Shopping Barra em relação aos nossos jovens. Inclusive, o gestor do jovem vencedor desse Prêmio IEL também começou como estagiário e hoje é o chefe responsável pela manutenção do Shopping Barra. Então a gente também consegue manter os talentos, que é tão importante para a nossa juventude”
Reconhecimento
A superintendente do IEL, Edneide Lima, destacou que a instituição, com 55 anos de história, atua com o propósito de construir futuros prósperos. Segundo ela, isso se dá por meio da capacitação dos profissionais, do apoio das organizações e instituições de ensino e da criação de ambientes que favoreçam o desenvolvimento de carreiras de sucesso. Ela ressaltou a importância do reconhecimento dos talentos baianos que vão participar da etapa nacional da premiação. “E esse é um momento muito importante para a gente, porque historicamente a gente tem conseguido muito destaque das nossas organizações, dos nossos talentos baianos nacionalmente. Então é mais uma forma de a gente mostrar que todos os movimentos unidos com foco em cada vez mais apoiar os nossos talentos, em cada vez mais apoiar a dedicação do crescimento das empresas, mais esse retorno vem para gente”
Talento e competitividade – O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, ressaltou a relevância da premiação como instrumento de valorização de talentos, boas práticas e projetos inovadores que fortalecem a competitividade das empresas baianas. “Para nós, todos são premiados. O processo estabelece alguns vencedores, mas todos que participaram demonstraram compromisso e acreditaram na proposta, e isso já os torna merecedores dos nossos parabéns. Quem se destaca aqui garante sua empregabilidade, não apenas na empresa em que atua, mas também no mercado que valoriza a excelência”, destacou.
Vencedores do Prêmio IEL de Talentos 2025
Categoria Destaque – Aprendizagem
1º lugar: Rede Bahia — Aprendiz Destaque Raika Nunes
2º lugar: TEECON Salvador — Aprendiz Destaque Davi Silva
3º lugar: Grupo Indiana — Aprendiz Destaque Samuel Cardoso
Categoria Destaque – Modalidade Sistema S: Educação Inovadora
1º lugar: SENAI Bahia — Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
2º lugar: SENAT Simões Filho — Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
Categoria Destaque – Modalidade Sistema S: Projeto Inovador (Inova Talentos)
1º lugar: SESI Leomar da Silva — Projeto: Estratégia de Dados sobre Educação na Bahia
Categoria Destaque – Modalidade Sistema S: Estágio Inovador
1º lugar: SENAI Bahia — Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
2º lugar: SEBRAE/BA — Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia
Categoria Inova Talentos – Modalidade Artigo Inovador
1º lugar: Andrielen Braz Vanzetto — Ford Motor Company Brasil LTDA
2º lugar: Rodrigo Reis Amaral — Ford Motor Company Brasil LTDA
3º lugar: Beatriz Cardoso Nascimento — Ford Motor Company Brasil LTDA
Categoria Inova Talentos – Modalidade Projeto Inovador
1º lugar: Samuel Henrique do Nascimento — Ford Motor Company Brasil LTDA
2º lugar: Ruan Araújo Coelho Silveira Castro — Ford Motor Company Brasil LTDA
Categoria IEL Estágio – Educação Inovadora (Nível Técnico)
1º lugar: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia — IFBA Salvador
2º lugar: Escola Técnica da Bahia — ETEBA
3º lugar: Escola Técnica da Bahia — ETEBA
Categoria IEL Estágio – Educação Inovadora (Nível Superior)
1º lugar: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais — Polo de Vitória da Conquista
2º lugar: Se7e Cursos
3º lugar: Faculdade Baiana de Direito e Gestão
Categoria IEL Estágio – Estagiário Inovador (Empresa de Pequeno Porte)
1º lugar: Olívia da Silva Caldas Santos — OGMOSA
2º lugar: Rafael Conde e Laura Carvalho Santos — Ônix Assessoria Contábil S/S
3º lugar: Laura Campos Barbosa — SENAI Vitória da Conquista
Categoria IEL Estágio – Estagiário Inovador (Empresa de Médio Porte)
1º lugar: Júlia Liz Sales — IPQ Tecnologia LTDA
2º lugar: Michael Correia — SENAI Dendezeiros
3º lugar: Ricardo Camillo Avakian — IPQ Tecnologia LTDA
Categoria IEL Estágio – Estagiário Inovador (Empresa de Grande Porte)
1º lugar: Lucas Moreira — PetroReconcavo
2º lugar: Carla Freitas — Bracell Bahia Specialty Cellulose S.A.
3º lugar: Janaina Jesus — PetroReconcavo
Categoria IEL Estágio – Modalidade Estágio Inovador (Empresa de Pequeno Porte)
1º lugar: Attitude Postural Fisioterapêutica LTDA
2º lugar: Soft Line Sistemas
3º lugar: Via Press Comunicação Ltda
Categoria IEL Estágio – Modalidade Estágio Inovador (Empresa de Médio Porte)
1º lugar: Condomínio Barra — Shopping Barra
2º lugar: Grupo Indiana
3º lugar: IPQ Tecnologia LTDA
Categoria IEL Estágio – Modalidade Estágio Inovador (Empresa de Grande Porte)