.jpeg)
Foto: Joneuze Rosário
São Félix do Coribe e Ibotirama recebem novos equipamentos para impulsionar a agricultura familiar
A agricultura familiar de São Félix do Coribe e Ibotirama agora conta com mais recursos para avançar na produção e comercialização de alimentos. Nesta sexta-feira (29/08), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou um trator com implementos e 50 barracas de feira de feira livre em São Félix do Coribe, além de um kit completo para hortas comunitárias em Ibotirama.
O novo trator, totalmente equipado com arado reversível, caçamba e grade hidráulica, vai beneficiar centenas de famílias agricultoras de São Félix do Coribe, aumentando a produção rural. Segundo o agricultor William Pinheiro. “Esse novo equipamento será muito bom, porque não precisaremos alugar máquinas para preparar a terra para a produção de milho, feijão e melancia. Vai ser, literalmente, uma mão na roda para a gente”, celebrou.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Félix do Coribe, Idalino Caetano Araújo, as novas barracas de feira contribuem para a garantia de renda dos agricultores. “As novas barracas ficarão aqui no galpão que já utilizamos para a venda dos produtos da agricultura familiar. Essas estruturas melhoram a visibilidade dos produtos e, consequentemente, favorecem suas vendas no município”, afirmou.
Ibotirama
Em Ibotirama, o projeto de hortas comunitárias da Bahia, já implementado em diversos municípios, vai beneficiar diretamente 400 famílias com kits completos para cultivo, incluindo irrigação, caixas d’água, sementes, EPIs e ferramentas.
Em Ibotirama, o projeto de hortas comunitárias da Bahia, já implementado em diversos municípios, vai beneficiar diretamente 400 famílias com kits completos para cultivo, incluindo irrigação, caixas d’água, sementes, EPIs e ferramentas.
Para Waldemar de Almeida Miranda, representante da associação local, o projeto trará transformações significativas para a comunidade. “A horta comunitária é mais do que alimento na mesa: é saúde, bem-estar e oportunidade para muitas famílias. Aqui em Juazeirão, Itapeba de Baixo, Itapeba de Cima e Santa Cruz, teremos comida fresca, mais qualidade de vida e até a chance de gerar renda. É um passo muito importante para o nosso povo.”
Além das hortas, o Governo do Estado autorizou a construção de duas passagens molhadas, garantindo a trafegabilidade dos produtos da agricultura familiar e fortalecendo o dinamismo econômico das comunidades rurais.
Fonte: ASCOM CAR